Prefeitura lança filmes e ensaios fotográficos produzidos por professores

Evento faz parte do Projeto Rede Escolar Rio e mostra a importância da água para a cidade

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, faz nesta quarta-feira (09/12), às 9h, o lançamento virtual de uma série de filmes e ensaios fotográficos produzidos pelo celular por professores da Rede Municipal na edição 2020 do Projeto Rede Escolar Rio (RER). Inspirado no filme “Caminho do Mar”, de Bebeto Abrantes, o tema do evento este ano é a importância da água. Quem quiser acompanhar a transmissão ao vivo pode se inscrever neste link.

– São propostos temas relevantes para a cidade e esse ano foi a água. Houve debate e conhecimento sobre a importância de nossas bacias hidrográficas. As oficinas foram voltadas para o vídeo e fotografia utilizando o celular como instrumento – disse Carla Celestino, gerente da Gerência de Leitura da SME.

Após o evento, as obras produzidas neste ano estarão disponíveis no site e nas redes do RER: http://redeescolario.com.br

Formação de professores

Por meio de uma parceria da SME com o Projeto Rede Escolar Rio, os professores receberam formação em fotografia e vídeo pela plataforma Zoom. A ideia é que eles se tornem multiplicadores do conhecimento junto a seus colegas e alunos.

Num ano marcado pelo distanciamento social por conta da pandemia, a Gerência de Leitura teve um papel fundamental para professores e alunos da Rede Municipal de Ensino.

– A Gerência trabalhou nesse período com linguagens multissemióticas (muitos elementos, como imagens, ícones, desenhos etc) para que a gente pudesse atingir o máximo de alunos e professores na disponibilização de materiais. O canal do Youtube não é só para os alunos. Os professores usam muito os vídeos e há sugestão de desafios de atividades que englobam toda as áreas do conhecimento. Os professores utilizam essas atividades pelo Teams ou pelo WhatsApp – finaliza Carla.