Santos Dumont está pronto para atender viajantes da alta temporada

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), deve receber 366,2 mil passageiros entre 18 de dezembro e 4 de janeiro de 2021. O número representa queda de 32% em relação aos 536,6 mil viajantes contabilizados de 20 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro deste ano

O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ), deve receber 366,2 mil passageiros entre 18 de dezembro e 4 de janeiro de 2021. O número representa queda de 32% em relação aos 536,6 mil viajantes contabilizados de 20 de dezembro de 2019 a 6 de janeiro deste ano

. Durante a alta temporada, o terminal carioca também deve receber 3,3 mil aeronaves, entre pousos e decolagens – 1,6 mil operações a menos que no mesmo período do ano anterior.

Já a Rede Infraero, com 32 aeroportos que recebem voos comerciais regulares, deve receber 1,91 milhão de passageiros nas festas de fim de ano. Essa projeção é 41% menor em relação ao que foi registrado na temporada passada, quando 3,27 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro deste ano.

Ao todo, os aeroportos administrados pela Infraero com voos comerciais regulares respondem por 29% da circulação de passageiros e aeronaves no País.

Viagem tranquila

A Infraero quer que passageiros, empresas aéreas e seus empregados tenham tranquilidade nos aeroportos. Para isso, a empresa tem adotado as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos dentro dos terminais, que estão sinalizados e têm veiculado mensagens audiovisuais. Essas recomendações também estão no site da Infraero.

Além disso, é recomendado que os passageiros que precisam viajar cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.

Também foram reforçadas as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária nesta época do ano. O objetivo é manter os níveis de conforto e a segurança de passageiros, operadores aéreos e demais usuários dos aeroportos.

O atendimento e a orientação aos viajantes também contarão com os “amarelinhos” da Infraero: funcionários de colete amarelo com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” estarão usando equipamentos de proteção individual e prontos para auxiliar as pessoas que chegam e partem nos terminais.

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidas nas orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A página traz informações sobre oferta e compra de passagem, documentos para embarque, orientações em caso de atraso, cancelamento e preterição, acessibilidade, entre outras