Primavera se despede com muito calor e Verão Carioca começa com frente fria

O carioca teve uma prévia do que se pode esperar do verão no último domingo da primavera, que foi de calor forte, muito forte.

O carioca teve uma prévia do que se pode esperar do verão no último domingo da primavera, que foi de calor forte, muito forte.

Os termômetros marcaram cerca de 38 graus, mas a sensação térmica sentida no Rio de Janeiro alcançou 47 graus, de acordo com informações do Alerta Rio.

As altas temperaturas levaram cariocas e turistas para as ppraias que ficaram cheias, mesmo com a pandemia da Covid-19 seguindo em alta na cidade. 

Ipanema e Leblon foram as praias onde se viu maior movimentação, com os espaços nas areias sendo disputados. Não faltaram guarda-sóis, partidas de vôlei, altinha e beach tenis.

Apesar do calor intenso, o Climatempo já tira o animo de quem pretende curtir uma praia nos próximos dias, já que a chegada do verão promete trazer chuvas.

O primeiro dia do verão terá características típicas da estação no Sudeste. Nesta segunda-feira (21), o sol vai aparecer forte em praticamente todas as áreas da Região, e as pancadas de chuva irão se concentrar especialmente no período da tarde.

No entanto, a partir de terça-feira (22), a passagem de uma grande frente fria pelo oceano, associada à circulação de ventos, vai mudar o tempo completamente em várias localidades da Região – Neste dia, o céu ficará predominantemente nublado, com risco de temporais a qualquer hora, no estado de São Paulo, no Grande Rio e em áreas do Triângulo Mineiro e sul de Minas Gerais. Nas demais áreas, a chuva será isolada, especialmente à tarde.


Na quarta-feira (23), o risco de temporais aumenta e a chuva será generalizada entre o interior de São Paulo, o estado de Minas Gerais e o interior do Rio De Janeiro.

➡ Verão: das 7h02 do dia 21 de dezembro 2020 até o dia 20 de março de 2021.

Expectativa para o Natal

A véspera e o dia do Natal serão de tempo instável e temperaturas amenas na maior parte do Sudeste. Há risco de chuva forte especialmente no centro-sul de Minas, na Zona da Mata e no interior do Rio de Janeiro. Entre a capital paulista e o Grande Rio, a chuva também será persistente especialmente no dia 24, mas sem risco de temporais. No Espírito Santo, há risco de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde nos dois dias.