Notícia sobre camelôs vendendo vacina contra covid-19 em Madureira é falsa

Imagem da vacina que circulou na web e fez boato se espalhar enganando parte da imprensa, foi feita em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes

Os camelôs de Madureira não estão vendendo nenhuma vacina contra covid-19. A notícia que se espalhou em parte da imprensa após ser publicada em um site do Rio de Janeiro, é falsa. O Boato começou nas redes sociais e ganhou força. e nas redes sociais é falsa.

Como o Diário Carioca antecipou, nossa equipe esteve no bairro da Zona Norte e no tempo que esteve no local percorrendo os principais pontos de Madureira, inclusive os citados nas redes sociais, como o viaduto próximo a Escola de Samba Império Serrano, não encontrou nenhum ambulante vendendo o referido produto.

Além da apuração de nossa equipe, Agentes da Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram diligências no local e constataram que não há comercialização do medicamento e suspeitam que a informação veiculada sobre a venda da vacina no local seja falsa.

Márcio Faustino, jornalista do site E-Farsas, especializado em “desvendar” boatos da web, também concluiu que o boato é totalmente falso, uma vez que a foto que viralizou na web, foi feita em Abu Dabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, durante um “evento de vacinação” promovido pela Palms Sports, que oferece programas de treinamento esportivo. Para comprovar, incluiu, em suas considerações, o vídeo postado em 14 de dezembro pela organização.

“Conversei com dois atletas da Palms Sports, que me garantiram que se trata do mesmo ginásio onde ocorreu o evento de vacinação promovido pela empresa. Disseram que ‘todo mundo’ tirou fotos/gravou vídeos com a caixa da vacina. Ambos ficaram de ajudar a encontrar o autor”, conta Faustino.