Diário Carioca Google News

Alunos da Escola Nacional de Circo, da Funarte. Foto ©Micael Bergamaschi
Alunos da Escola Nacional de Circo, da Funarte. Foto ©Micael Bergamaschi

Nessa quinta-feira (25), o defensor regional de Direitos Humanos da Defensoria Pública da União (DPU) no Rio de Janeiro (DRDH/RJ), Thales Arcoverde Treiger, enviou ofício ao presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Lamartine Barbosa Holanda, pedindo esclarecimentos sobre a realocação da Escola Nacional de Circo (ENC). 

O documento atende a um pedido feito pelos alunos da ENC que não sabem o seu destino desde que, no dia 22 de fevereiro, um informe da Funarte foi enviado aos servidores avisando sobre a transferência temporária das ocupações administrativas da fundação no Teleporto (Av. Presidente Vargas) para a sede da Escola na Praça da Bandeira. 

No aviso da Funarte é informado que os alunos serão transferidos para um suposto lugar adequado para a continuação de sua formação, no entanto várias questões são deixadas em aberto, como: onde a Escola será realocada, como seguirá a formação dos alunos já inscritos, se há anuência dos alunos na escolha do novo espaço para sediar a ENC e se este novo local terá a mesma estrutura e instalações e seguirá as normas de segurança da sede atual. 

Para esclarecer estas dúvidas, o DRDH/RJ encaminhou a carta aberta do corpo discente da Escola Nacional de Circo e deu um prazo de 5 dias para que a Funarte respondesse ao ofício enviado. A maior preocupação dos alunos é sobre a estrutura necessária para a realização das atividades de formação, uma vez que a ENC demorou 30 anos para conseguir a sua sede atual, contando com salas de dança, ginástica, auditório, biblioteca, cozinha, equipamentos e altura necessária para as práticas de risco, sendo o único espaço na cidade do Rio de Janeiro capaz de comportar uma escola de circo desta dimensão. 

Acesse a íntegra da Carta aberta do Corpo Discente da Escola Nacional de Circo

Equipe de jornalistas e colaboradores do jornal Diário Carioca. Profissionais de comunicação que trazem as informações mais importantes do Brasil e do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *