CPI do Ninho do Urubu na Alerj denuncia nove pessoas por homicídio

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que investigou os recorrentes incêndios no Estado foi aprovado, por unanimidade, nesta quarta-feira (17/03), durante audiência pública virtual

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) que investigou os recorrentes incêndios no Estado foi aprovado, por unanimidade, nesta quarta-feira (17/03), durante audiência pública virtual. O documento produzido pelo vice-presidente da comissão, deputado Rodrigo Amorim (PSL), reúne cerca de 500 páginas e solicita ao Ministério Público o indiciamento de 19 pessoas envolvidas nos incêndios do Ninho do Urubu (fevereiro de 2019), do Hospital Badim (setembro de 2019), e da Whiskeria Quatro por Quatro (outubro de 2019). O texto será apresentado em plenário.

Votaram a favor do relatório o presidente da comissão, deputado Alexandre Knoploch (PSL), e os parlamentares Subtenente Bernardo (PROS) e Tia Ju (REP). Da lista de 19 pessoas com pedido de indiciamento, nove foram pelo incêndio no Ninho do Urubu, nove pela tragédia no Hospital Badim, e o proprietário da Quatro por Quatro. “Fechamos esse trabalho com um excelente encaminhamento. Agradeço a todos os deputados que de alguma forma participaram das nossas reuniões e estiveram presentes nas vistorias”, declarou Knoplock.

Amorim defendeu o relatório e explicou que parte dele foi feito pela equipe de assessoria do ex-deputado Jorge Felippe Neto. “Eu era o vice-presidente desta comissão e o Neto, relator; porém, no início deste ano ele deixou o cargo de parlamentar para assumir a Secretaria de Trabalho do Rio e, com isso, eu assumi a relatoria e finalizei o trabalho que já estava sendo muito bem produzido pela equipe do deputado”, justificou Amorim. O parlamentar ainda informou que acompanhou todas as vistorias e elogiou a iniciativa da realização da CPI. “O Rio ainda vem sofrendo com muitas catástrofes de incêndios. Sou a favor de que esse assunto continue sendo abordado na Casa”, disse.

Segundo o relatório, foram ouvidas 86 pessoas, entre autoridades, especialistas e parentes das vítimas. Também foram realizadas vistorias, como no caso do Hospital Badim, localizado no bairro da Tijuca. Lá foi constatado que a unidade mantinha no subsolo, sem o cumprimento dos requisitos de segurança, um gerador de energia movido a combustível líquido, que era ligado todos os dias para economizar na conta de luz. “Verificamos com as visitas que grande parte dos hospitais da rede pública do Rio não cumprem as exigências previstas no código de segurança do Corpo de Bombeiros e pedimos mudanças em relação a isso”, salientou o presidente da comissão.

Alteração no relatório

O deputado Amorim também propôs a retirada de três nomes da sugestão de indiciamento, todos ligados ao incêndio do Ninho do Urubu, que aconteceu em 2019 e vitimou 10 atletas da base do time. Entre eles, o do ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, que esteve à frente do clube até 2018; do ex-vice-presidente de patrimônio do clube, Alexandre Wrobel; e do monitor Marcos Vinicius.

“Ouvimos essas pessoas e tivemos de utilizar, inclusive, de condução coercitiva para ter a presença do Alexandre na comissão. Mas entendi a explicação do deputado Amorim que considerou que essas pessoas não provocaram diretamente o incêndio. Por isso, concordei que seus nomes fossem retirados do relatório”, concluiu Knoplock