Orla Rio participa de estudo de caso internacional sobre ressacas na cidade do Rio

Faculdade técnica holandesa vai analisar dados coletados pela concessionária sobre as ressacas para possíveis soluções para o problema

A Orla Rio, concessionária responsável pela manutenção dos quiosques e postos de salvamento da orla carioca, está contribuindo com um estudo de caso internacional sobre as ressacas na cidade do Rio. O trabalho é realizado pela faculdade técnica holandesa Hoogeschool Van Rotterdam, sob coordenação do arquiteto e urbanista Pedro Évora, sócio da ArPE-Projetos Especiais e professor do Departamento de Arquitetura da PUC-Rio, e do engenheiro Paulo Rosman, da área de Engenharia Costeira e Oceanográfica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – COPPE-PENO.

“As ressacas causam prejuízos e riscos à cidade, à concessionária, aos proprietários e trabalhadores dos quiosques e, também, aos cariocas e turistas que frequentam a praia. A iniciativa da universidade holandesa levanta a discussão, a nível internacional e técnico, de possíveis soluções para o problema”, alerta o presidente da Orla Rio, João Marcello Barreto.

Analisando o avanço do mar e os danos causados à orla da cidade do Rio, o objetivo do estudo chamado ‘Soluções de design contra ameaças da água para o litoral do Rio de Janeiro’ é elaborar uma proposta de projeto técnico com possíveis estratégias de soluções para serem apresentadas à gestão municipal, responsável pela conservação dos calçadões ao longo de toda a orla da cidade.

“A Orla Rio é responsável pela manutenção dos quiosques e postos de salvamento e realiza ações de preservação recorrentes para amenizar não só os efeitos das ressacas, mas ventanias, temporais e incêndios. Vamos contribuir com todos os dados e informações técnicas necessárias para o estudo. Entendemos que as ressacas são uma questão recorrente e, além de todas as providências que já fazem parte da nossa operação para proteger o Patrimônio Público que administramos, estudos técnicos como esse só tem a contribuir para a solução do problema”, conclui João.



Sobre a Orla Rio

A Orla Rio é a concessionária responsável por administrar e revitalizar os 309 quiosques e 27 postos de salvamento da orla marítima carioca. Até 2018, a concessionária investiu mais de 133 milhões de reais em obras para proporcionar aos cariocas e turistas uma nova experiência de consumo à beira-mar, com diversas opções de gastronomia, deixando um importante legado para a cidade. Mais informações: www.orlario.com.vc