Deputado Rubens Bomtempo apresenta projeto para tornar o Quilombo da Tapera Patrimônio Histórico e Cultural do RJ

Rubens Bomtempo (PSB-RJ) protocolou na Alerj, nesta terça-feira (22/6), um projeto de lei para tornar o Quilombo da Tapera, localizado no Vale da Boa Esperança, em Petrópolis, Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro

O deputado estadual Rubens Bomtempo (PSB-RJ) protocolou na Alerj, nesta terça-feira (22/6), um projeto de lei para tornar o Quilombo da Tapera, localizado no Vale da Boa Esperança, em Petrópolis, Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Rio de Janeiro.

A comunidade foi fundada em 1847 por duas escravas da antiga Fazenda Santo Antônio após doação de um terreno pelo antigo proprietário das terras.  Em 2011, a localidade foi reconhecida pela Fundação dos Palmares como área remanescente de quilombo.

Pelo texto apresentado por Bomtempo, fica proibida qualquer descaracterização da área, preservando-se suas características originais. Atualmente, cerca de 20 famílias vivem na localidade.

“O Quilombo da Tapera nasceu na mesma época em que Petrópolis foi fundada. É um pedaço vivo e verdadeiro patrimônio da cidade. Nada mais justo do que preservar esta região que tem um inestimável valor histórico”, justifica o deputado.

O projeto agora entrará em processo de tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro