Festa Literária de Paraty vai ganhar título de patrimônio do Rio

Reconhecida mundialmente, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) finalmente poderá ser declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado.

Reconhecida mundialmente, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) finalmente poderá ser declarada Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado.

Proposto pelo projeto de lei 4171/2021, da deputada Célia Jordão (Patriota), o título foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), na sessão desta quinta-feira (24/06).

Com estreia em 2003, por iniciativa da Associação Casa Azul, a Flip promove palestras, discussões, oficinas literárias e eventos paralelos para crianças (Flipinha) e jovens (Flipzona). Cresceu tanto que se tornou sucesso mundial pela participação ativa de autores reconhecidos internacionalmente.

“A Flip nasceu de um desejo que parecia difícil: promover em Paraty, uma pequena cidade distante das capitais, uma experiência de encontro permeada pelas artes. Surgiu em um espaço improvisado, com pouco mais de 20 autores  e se desenvolveu tanto que hoje é um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul”, ressaltou Célia Jordão.

A parlamentar lembrou ainda que, a cada ano, a festa homenageia um escritor brasileiro e transforma Paraty através da construção e mistura de linguagens. “O encontro da literatura com as ruas resulta em uma experiência singular a céu aberto, que começa na Flip e se aprofunda com ações educativas durante o ano todo”, afirmou a parlamentar.

O projeto de resolução autoriza ainda o Poder Público a celebrar convênios com entidades ligadas à cultura, ao turismo e ao lazer para incentivar o conhecimento e apreciação da literatura.  


Oriunda da região da Costa Verde, formada pelos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba, Célia Jordão também é autora do projeto que declara como patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado a Festa Internacional de Teatro de Angra dos Reis. A efetivação dos dois títulos foram enviadas para o governador Cláudio Castro (PL), que deve sancioná-las em até 15 dias