Casos de covid-19 aumentam no Rio e Paes alerta que medidas restritivas podem retornar

Durante a divulgação do 33º Boletim Epidemiológico do Rio nesta sexta-feira (20), o prefeito Eduardo Paes (PSD) demonstrou preocupação com o avanço da variante Delta na capital fluminense e afirmou que pode retomar medidas mais restritivas se os números de casos graves e de mortes por covid-19 aumentarem.

“A gente tem que se tocar que a coisa está quente no Rio, especialmente no Rio. Essa variante nova começou pela cidade do Rio. Não podemos permitir que os casos se agravem e terminem em óbitos. Nosso apelo aos cariocas: havendo aumento de agravamentos, podemos voltar a tomar novas medidas restritivas.”disse Paes. 

Diante do aumento do número de casos, as atuais medidas restritivas foram estendidas. A Prefeitura, que vinha renovando as restrições em vigor quinzenalmente, desta vez preferiu prorrogá-las até o dia 30, ou seja, uma semana. Todas as 33 Regiões Administrativas do Rio seguem com risco alto de contaminação.

Leia mais: Variante Delta da covid-19 já corresponde a mais da metade dos casos analisados no Rio

De acordo com o G1, o prefeito deu detalhes de que a Procuradoria Geral do Município do Rio deve entrar ainda nesta sexta-feira (20) com um pedido junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Ministério da Saúde para que sejam garantidas as remessas das vacinas necessárias para imunizar todos os que já tomaram a primeira dose.

“Nós entendemos que vivemos aqui a nossa realidade. Por exemplo, neste momento a gente é o epicentro da variante Delta e queremos ter garantida a possibilidade de, seguindo os parâmetros básicos do Programa Nacional de Imunização, tomar as decisões de acordo com a nossa realidade, que é a de um aumento no número de casos, nos coloca em uma prosição de privilegiar a terceira dose para as pessoas mais velhas. O nosso objetivo é garantir que possamos desenvolver com tranquilidade o programa de imunização, sempre em parceria com o Ministério da Saúde, sempre com diálogo”, destacou Paes.

Edição: Jaqueline Deister