Descubra os 3 bairros mais procurados pelos cariocas para morar

Dados da startup Apto mostram que Barra da Tijuca, Centro e Del Castilho são as regiões com maior procura pelos moradores do Rio de Janeiro na hora da compra de um imóvel novo

O mercado imobiliário voltou a crescer nas principais cidades do Brasil, com destaque para o Rio de Janeiro. De acordo com o Sindicato da Habitação – Secovi Rio, este foi o melhor primeiro semestre desde 2014 no quesito vendas de imóveis, com destaque para a Zona Sul, que teve 4.427 unidades negociadas de janeiro a junho deste ano, alta de 87,5% na comparação com o mesmo período de 2020 (2.361 unidades).

Alex Frachetta, CEO do Apto, uma plataforma 100% online que conecta com assertividade potenciais compradores de imóveis novos a empreendimentos e construtoras e imobiliárias, explica que foi necessário recuar os lançamentos mais econômicos. Porém, o mercado imobiliário do Rio de Janeiro não ficou parado: as incorporadoras se concentraram em imóveis de médio e alto padrão e alguns no centro da cidade, focados em investidores, e isso manteve o setor estável.

A busca por imóveis novos no Rio de Janeiro, segundo o Apto, também aumentou. “A taxa de conversão superou 2020, atingindo um aumento de 70% em 2021. Ou seja, os usuários que acessaram a nossa plataforma estavam mais engajados na busca e em encontrar um apartamento de fato”, ressalta o CEO.

Os três bairros mais procurados pelos cariocas representam 36% do total das buscas na plataforma do Apto. Abaixo, você confere a lista:

1 – Barra da Tijuca: é considerado um dos bairros mais cobiçados, devido às diversidades culturais e negócios. A região possui imóveis amplos, com área de lazer espaçosa e varanda gourmet.

2 – Centro: próximo de tudo, com muita opção de metrôs, aeroporto e rica infraestrutura, é uma excelente região para lançamentos de apartamentos modernos, com metragem compacta e muito desejada por investidores.

3 – Del Castilho: região que tem recebido empreendimentos do programa Casa Verde e Amarela com bastante sucesso em vendas, a preços mais acessíveis.

Os dados do Apto também revelam que os diferenciais mais buscados pelos cariocas são: alto padrão de acabamento, ampla área de lazer, varanda gourmet com opção de churrasqueira, aquecimento de água por meio de placas solares e ser perto de trem ou metrô. Esses quesitos refletem bem o perfil dos empreendimentos da Barra da Tijuca, por isso a região é a preferida da cidade