Rio comemora Dia dos Professores no Palácio da Cidade

Profissionais da educação vão receber R$ 200 para comprar livros na Bienal

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, fizeram nesta sexta-feira (15/10), no Palácio da Cidade, em Botafogo, uma homenagem especial aos mais de 38 mil professores da rede municipal de ensino. Eles também anunciaram uma ação de fomento à leitura e à literatura, por reconhecerem que o livro tem valor imensurável na Educação: todos os professores e demais servidores da Educação terão R$ 200 para a compra de livros na Bienal, de forma física e ou online.

— Conduzir tantas crianças e jovens em 1.543 unidades de ensino com eficiência e dedicação é fruto do trabalho dos profissionais de educação do município: professores, diretores de escolas e coordenadores das CREs. Vocês são imbatíveis. Feliz Dia dos Professores para todos vocês — desejou o prefeito.

Com foco na gestão estratégica de pessoas, a Secretaria Municipal de Educação (SME) tem realizado ações e projetos de valorização e reconhecimento dos profissionais da rede municipal. A SME aproveitou o evento para anunciar a retomada de políticas públicas de fomento à leitura e à literatura, por reconhecer que ambas formam a base para a aprendizagem.

— O professor é o profissional mais importante da sociedade. Seu papel é transformar a vida de crianças e jovens. Precisamos disso, para um mundo mais justo e fraterno. Sou filho e sobrinho de professoras, tive minha vida transformada pela Educação e sou testemunha da enorme responsabilidade que nossos professores carregam diariamente. Eles merecem todo nosso reconhecimento — disse o secretário Renan Ferreirinha.

Num discurso em homenagem aos companheiros de profissão, a professora Maria de Nazareth Machado, de 76 anos, emocionou a todos ao exaltar as qualidades da categoria.

— Muitas vezes, nós professores somos o único ouvinte atento e carinhoso para que os nossos estudantes possam compartilhar segredos, frustrações e sonhos. Cada um de nós tem o compromisso inadiável de contribuir para a constituição de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna. Queridos companheiros professores, não esmoreçam nunca — disse a professora, que tem 60 de magistério.

A homenagem acontece em um momento importante para a rede municipal, na nova fase do ensino presencial. A partir da próxima segunda-feira (18/10), todos os alunos poderão assistir, diariamente, às aulas presenciais, sem ter mais rodízio, nos seguintes anos escolares: pré-escola, 1º, 2º, 5º e 9º anos e Carioca II, programa de aceleração do ensino. No dia 25/10 será a vez dos alunos da creche, 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, além dos alunos do EJA (Educação de jovens e adultos) e classes especiais