25.9 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 19, 2022

QuintoAndar muda sua marca e reafirma posição de destino de moradia

Com novo posicionamento, plataforma quer continuar expandindo produtos e serviços para ajudar mais pessoas a morarem melhor

TJRJ suspende prazos e atividades forenses na Cidade do Rio nesta sexta-feira (21/1)

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, suspendeu os atos processuais e o expediente forense da próxima sexta-feira, dia 21 de janeiro, na capital fluminense.

Aperol lança bar no Bondinho Pão de Açúcar

Que tal experimentar o Aperol Spritz perfeito, em um dos cenários mais conhecidos e icônicos do mundo? Essa é a proposta de Aperol Spritz para esse verão, ao anunciar a abertura do Aperol Spritz Sunset Bar no Bondinho Pão de Açúcar.
Rio de JaneiroRio de Janeiro: Projeto pede gratuidade nos transportes a pais de alunos de baixa renda
- Publicidade -

Rio de Janeiro: Projeto pede gratuidade nos transportes a pais de alunos de baixa renda

- Publicidade -

Pais de alunos da rede pública de ensino podem ter gratuidade nos ônibus para levar os filhos à escola. É o que prevê o projeto de lei 5.086/2021, proposto pelo deputado Sergio Fernandes (PDT), em tramitação na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A medida autoriza o Poder Executivo a ampliar o benefício da gratuidade a famílias de baixa renda para combater a evasão escolar e dar mais segurança aos estudantes.

De acordo com o texto, seriam contemplados os responsáveis de alunos das redes públicas municipal e estadual de ensino, com idade até 14 anos, que façam parte do Cadastro Único – CadÚnico do Governo Federal. A medida está baseada na Lei 4.150/05, que permite a gratuidade de alunos da rede estadual, federal e municipal de ensino fundamental, médio e técnico no Estado do Rio.

- Advertisement -

A isenção na tarifa nos serviços convencionais de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros por ônibus valerá quando o adulto estiver acompanhado do aluno. A regulamentação da proposta dependerá do Executivo. 

Para o autor, a ampliação do benefício aos pais de alunos mais carentes tem o potencial de combater a evasão escolar e também de melhorar a segurança dos alunos, além de tornar os responsáveis mais participativos da vida escolar do filho.

- Publicidade -

“Esse projeto foi pensado por alunos da rede estadual que participaram da terceira turma do programa Gabinete Jovem, que nosso mandato promove para aproximar a juventude do parlamento. É uma necessidade que eles percebem no dia a dia, já que veem alunos de até 14 anos enfrentarem dificuldade para ir à escola pela dificuldade dos pais em acompanhá-los. O custo com transporte pesa no bolso das famílias”, justifica Sergio Fernandes.

O deputado também ressalta que não se pode esquecer a onda de violência, importunação sexual e desaparecimento de crianças e adolescentes que assolam os transportes públicos. 

- Publicidade -

“É de suma importância que as nossas crianças estejam acompanhadas no trajeto entre sua residência, a unidade de ensino e a volta para casa”, complementa o autor do projeto.

Veja Mais Notícias do Diário Carioca

- Publicidade -
- Publicidade -

Confira Outros Assuntos

- Publicidade -

Notícias Mais Lidas

- Publicidade -