Cláudio Castro quer ouvir niteroienses sobre a revitalização do Caio Martins

Um dos principais complexos esportivos de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, o Caio Martins deverá passar em breve por uma grande revitalização.

Um dos principais complexos esportivos de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, o Caio Martins deverá passar em breve por uma grande revitalização. Esse é o objetivo do governador Cláudio Castro, que esteve neste sábado, dia 8, no equipamento para acompanhar o evento “Encontro de Titãs do Tetra Solidário”, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. Antes de qualquer obra, Castro quer ouvir a população niteroiense sobre quais são as principais sugestões para o espaço.

– A minha gestão tem sido pautada pelo diálogo e, por isso, antes de qualquer intervenção no Caio Martins, quero ouvir o que a população deseja para o complexo esportivo. Nossa ideia é colher as sugestões, principalmente daqueles que já são usuários do equipamento para saber o que podemos fazer no processo de revitalização. Quero um modelo participativo e nada impositivo pelo Estado – disse o governador.

– Neste momento de retomada dos investimentos, Niterói está no nosso radar. Não adianta termos projetos novos sem antes investir no que já funciona no estado. Um exemplo disso é o Caio Martins, um espaço importante para a cidade e que incentiva a prática esportiva. Queremos elevar o patamar do equipamento e transformá-lo em um centro de convenções multiuso – acrescentou Castro.

Sugestões de moradores

Por determinação do governador, uma força-tarefa com o envolvimento de três secretarias estaduais está responsável pelo processo de revitalização do Complexo Esportivo Caio Martins: Esporte e Lazer (secretário Gutemberg Fonseca), Infraestrutura e Obras (Max Lemos) e de Governo (Rodrigo Bacellar).

Caberá à Secretaria de Estado de Esporte e Lazer a condução do processo de escuta qualificada dos moradores de Niterói. No dia 29 de dezembro de 2021, o decreto 47.901 passou a gestão operacional do equipamento para a pasta. Este foi o primeiro passo para concretizar a revitalização, uma vez que a transferência pode facilitar os trâmites, principalmente os relacionados aos recursos financeiros para investimentos na reforma.

– Estamos em contato com o prefeito Axel Grael, porque temos uma série de projetos para o Caio Martins e queremos a prefeitura junto com o Estado. A gente precisa se aproximar da população e ouvir as pessoas para que possamos devolver o Caio Martins ao povo de Niterói – afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Gutemberg Fonseca.

Alternativa para os alagamentos

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, algumas intervenções são necessárias para resolver problemas crônicos do complexo. É o caso dos alagamentos quando há chuva forte na região de Icaraí. De acordo com Gutemberg Fonseca, há a possibilidade da criação de bolsão para captar a água da chuva, iniciativa semelhante à existente na Praça Mauá, na capital.

– Outra sugestão que temos é, além do bolsão, fazer uma praça, com campo de futebol, pista de skate, ciclovia e equipamentos para a terceira idade. Mas o mais importante para nós nesse momento é ouvir a população – salientou Fonseca.

Projeto em desenvolvimento

As obras de revitalização do Caio Martins estarão a cargo da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras. A partir das sugestões da população, um projeto será desenvolvido pela Empresa de Obras Públicas (Emop) e apresentado aos usuários do complexo.

– Em relação ao ginásio, à piscina e ao espaço anexo, o governador já determinou projeto de reforma completa e modernização, que está em andamento – disse o secretário de Infraestrutura e Obras, Max Lemos.

– Já em relação ao estádio (campo de futebol), será feita audiência pública para ouvir a população na definição da melhor utilização do espaço. Niterói ganhará um extraordinário complexo de esporte e lazer – finalizou Lemos