Orla Rio realiza primeira reunião de trabalho com familiares de Moïse

Concessionária responsável pela administração dos quiosques se juntou à família, advogados e entidades para discutir sobre memorial e o quiosque a ser operado pela família

Nesta terça-feira, dia 15, representantes da Orla Rio e da família do congolês Moïse Kabagambe realizaram a primeira reunião de projeto do memorial e quiosque. Realizado na sede da Orla Rio, na Barra da Tijuca, o encontro teve como objetivo dar seguimento ao compromisso firmado pela empresa na última segunda-feira, dia 7. Na reunião, a família declarou, oficialmente, a preferência por operar em um outro local, não havendo objeção pela Orla Rio, que irá realizar estudos de novas opções de pontos a serem oferecidos aos Kabagambe.

“Nossa proposta é apoiar e auxiliar a família no que eles precisarem. Estamos abertos a oferecer outros locais e vamos estudar novas opções para que eles escolham a que for mais adequada para eles. Quanto ao memorial ao Moïse e à cultura africana, nada mudou. Vamos colocar esse projeto adiante, assim que a justiça deliberar sobre o processo que já corre na justiça. Queremos que o local sirva de lembrança para que atrocidades como essa nunca mais se repitam e seja um símbolo contra o racismo e xenofobia”, diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio.

Para Sammy Kabagambe, irmão de Moïse, a família não se sentiria confortável em assumir a operação do quiosque que vai ficar ao lado do memorial. “Agradecemos muito pela oportunidade que nos estão dando, mas preferimos seguir em outro local, até pela questão emocional”, pontuou. A decisão sobre o ponto que a família vai assumir deve acontecer até o próximo mês.

Mesmo com a mudança para outro quiosque, a Orla Rio mantém as condições da carta compromisso que prevê a operação da família até 2030, assim como a isenção do aluguel, todo o suporte jurídico e contábil, além de treinamento para a gestão do espaço. A concessionária vai ser responsável também por todo o projeto de reforma, instalação de equipamentos e mobiliário dos quiosques. Caso a família em conjunto com a Prefeitura optem por outro local, fora da atuação da empresa, a Orla Rio se compromete em realizar os últimos pontos, sempre com o propósito de auxiliar os Kabagambe no projeto.

Participaram da reunião João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Rio, Djodjo e Sammy Kabagambe, Rodrigo Mondego e Dianduala Nguid , advogados da Comissão de Direitos Humanos da OAB e representantes da família, a vereadora Tainá de Paula, Renato Moura, secretário municipal da Cidadania, Matheus Andrade, coordenador de Direitos Humanos da secretaria da Cidadania