Feira do Circuito Carioca Rio Ecosol chega ao Parque Madureira

No local, o público poderá conferir os produtos comercializados pelas empreendedoras da Rio Ecosol. São bijuterias, roupas, bolsas, objetos de decoração, tudo feito a mão e com material reutilizável.

O Circuito de Feiras de Economia Solidária (Ecosol), promovido pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, ganhou um novo espaço para comercialização de produtos artesanais, o Parque Madureira Mestre Monarco.

A partir deste sábado (9/4), o espaço público passa a integrar a rede de feiras solidárias, que já acontece mensalmente em 15 pontos espalhados nos bairros da Cidade.

No local, o público poderá conferir os produtos comercializados pelas empreendedoras da Rio Ecosol. São bijuterias, roupas, bolsas, objetos de decoração, tudo feito a mão e com material reutilizável.

Criado em 2014 para comercializar produtos artesanais nas praças da cidade, hoje o Circuito Rio Ecosol tem 300 artesãos. Cerca de 90% são mulheres. A Economia Solidária é um segmento produtivo que surge como alternativa econômica para redução do desemprego e geração de renda neste período pós-pandemia.

Quer participar?

Os interessados em participar do Circuito de Feiras da Economia Solidária devem comparecer à Unidade de Desenvolvimento de Economia Solidária, localizada na Praça da República, nº 139 – Centro, de segunda a sexta-feira, de 10:00 às 16:00 horas ou enviar e-mail para [email protected] informando o nome do empreendimento, localização do empreendimento, informações sobre o empreendimento e telefone para contato.

Os empreendedores do Fórum de Economia Solidária realizarão contato com os interessados e convocarão para participar de reunião de capacitação e para apresentação de documentação necessária. Em seguida, haverá a avaliação técnica do produto comercializado.

Por fim, deverá realizar inscrição no Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CADSOL) e verificar a situação do empreendimento. Para isso, o interessado deve acessar o site do Ministério do Trabalho e localizar um Empreendimento Econômico Solidário para se cadastrar.

A Secretaria de Trabalho e Renda, através da Gerência de Economia Solidária, emitirá crachá de identificação para o novo empreendedor solidário