Sistema OCB/RJ inaugura nova sede no Centro do Rio

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) inaugura sua nova sede no Centro do Rio. A solenidade será marcada pela realização do evento “Rio Mais Coop: 50 anos de memória e futuro”,

No próximo dia 6 de maio, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) inaugura sua nova sede no Centro do Rio. A solenidade será marcada pela realização do evento “Rio Mais Coop: 50 anos de memória e futuro”, que contará com as participações de parlamentares, autoridades e representantes do segmento cooperativista de todo o Brasil.

Marcado para as 15h30, o encontro contará com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes, que fará a palestra “Cooperativismo: 50 anos de memória e futuro”. Dentre os convidados para acompanhar o descerramento da placa estão os deputados federais Paulo Ganime (Partido Novo/RJ) e Hugo Leal PDS/RJ); e os deputados estaduais Mônica Francisco (Psol/RJ) e Jorge Felippe Neto (PSD/RJ). Na ocasião, haverá, ainda, a assinatura do termo jurídico validando a eleição da nova diretoria da OCB/RJ.

Localizado na Rua da Assembleia, nº 11, o edifício fica em frente ao Paço Imperial e próximo à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Arrematado por R$ 11 milhões, o prédio possui 14 andares, mais de 3 mil m² e abrigará, no térreo, agências do Sicoob e do Sicredi e um espaço da Uniodonto.

Com roupagem moderna, a nova sede contará com espaços coworking; auditório para cerca de 200 pessoas; quatro salas de aula com diferentes tamanhos, comportando de 25 a 45 pessoas; salas de aula com arquibancada modular para até dez pessoas; salas com posições coletivas/sistema híbrido open space; hubs e salas de reuniões, biblioteca, lounge; além do espaço onde trabalharão os colaboradores da instituição.

De 1971 a 2018, o Sistema OCB/RJ funcionou no Edifício Corffa (hoje Edifício Centro do Rio), na Avenida Presidente Vargas, 583, com três salas próprias e algumas alugadas. De agosto de 2018 a fevereiro de 2022, a entidade passou a atuar em um prédio alugado de cinco andares na Rua da Quitanda, também no Centro do Rio. Em fevereiro, houve a mudança para o Edifício Assembleia 11.

Reeleito recentemente, o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, assinala a relevância da conquista de uma sede própria, cujo projeto é tornar-se um centro de capacitação e disseminação da cultura cooperativista no estado do Rio de Janeiro. “Além da oportunidade de as cooperativas terem um espaço em nossa sede, para que possamos fazer um trabalho mais próximo com elas, no que tange à gestão, governança, vendas e mercado, o objetivo da nova Casa do Cooperativismo Fluminense é abrir à sociedade uma graduação em Gestão Cooperativista, para que novas pessoas conheçam e atuem em nosso setor, que tanto contribui para a economia do estado do Rio de Janeiro”, explicou Vinicius Mesquita.

Sobre o Sistema OCB/RJ — O Sistema OCB/RJ é composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro (OCB/RJ) – entidade que atua na representação institucional do cooperativismo no estado do Rio de Janeiro com foco na criação de políticas públicas de fomento ao setor – e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ), cuja finalidade é promover a autogestão e difundir a cultura cooperativista. Criado em 1999, o Sescoop/RJ integra o Sistema S brasileiro e acompanha de perto as cooperativas fluminenses, oferecendo soluções para a sustentabilidade do negócio, bem como formação profissional, promoção social e serviços aos cooperados e colaboradores