Irajá, Del Castilho e Engenho da Rainha terão conjuntos habitacionais reformados

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai reformar mais três conjuntos habitacionais da cidade por meio do programa Conjunto Maravilha. Receberão obras de infraestrutura o IAPC de Del Castilho, o Comércio/Pindorama/União/Light, no Engenho da Rainha, e o Hanibal Porto 501, em Irajá. Nesta sexta-feira (06/05), o prefeito Eduardo Paes, a Secretária Municipal de Infraestrutura, Jessick Trairi, e o presidente da Rio-Urbe, Rafael Salgueiro, estiveram na Praça Manet, em Del Castilho, para anunciar o início dos trabalhos na região.

De acordo com Paes, também há um projeto para realizar o programa Bairro Maravilha em Del Castilho. Ele ressaltou a necessidade de a população acompanhar de perto as ações da Prefeitura.

– Essa é uma obra para a população. Vocês precisam acompanhar, fiscalizar, exigir qualidade, porque isso faz a diferença e ajuda a Prefeitura – disse Eduardo Paes.

Em Del Castilho, a Rio-Urbe vai fazer a pintura das fachadas dos blocos de apartamentos na Rua Vlaminck e no entorno da via, além da recuperação de emboço, telhados, muros e gradis. As caixas d’água do conjunto residencial também vão receber serviços de impermeabilização.

A Praça Manet, muito frequentada pelos moradores do conjunto, também será revitalizada. O campo de grama sintética, as duas quadras poliesportivas e o parque infantil serão totalmente reformados pela Rio-Urbe. A Academia de Terceira Idade (ATI) vai passar por manutenção, a academia ao ar livre será remanejada e um ParCão será construído no local. As equipes da Rio-Urbe também farão a pintura de muros e muretas, a substituição de mobiliários da área de lazer e a recuperação de calçadas.

Moradoras do IAPC de Del Castilho, Lúcia Fortes Fialho, de 73 anos, e Teresa Guimarães, de 60, acompanharam o anúncio das obras e aguardam o início dos trabalhos.

– Moro aqui há mais de 70 anos, sou da primeira geração do conjunto, e aguardo essa reforma faz tempo. Vai valorizar nosso imóvel e melhorar a autoestima de todos nós – disse Lúcia.

O conjunto Comércio/Pindorama/União/Light também terá melhorias. As fachadas, lixeiras, muros, portões e gradis dos quatro blocos de apartamentos no Engenho da Rainha receberão uma nova pintura. Reparos estruturais, impermeabilização e pintura dos reservatórios superiores e dos castelos d’água também serão efetuados pelas equipes da Rio-Urbe. Os telhados dos prédios vão passar por revisão, e os salões de festas ganharão uma nova pintura.

Em Irajá, fachadas e muros do conjunto residencial Hanibal Porto 501 serão revitalizados, com a realização de serviços de emboço e pintura. Portões, grades e alambrados serão recuperados. O piso, as demarcações e toda a estrutura metálica da quadra poliesportiva ganharão nova pintura. A Rio-Urbe também vai instalar no local novos equipamentos esportivos e fará reparos nos alambrados, com recuperação dos apoios e substituição das telas