Planetário do Rio abre as portas para a população acompanhar o eclipse total da lua

Com vocação para ponto de encontro da cidade e focado em divulgação científica, o Planetário do Rio ou Planeta.RIO, na Gávea, na Zona Sul, abrirá as suas portas para a observação do eclipse total da Lua no próximo domingo (15/5). O evento será o primeiro eclipse em que o Planetário funcionará desde o início da pandemia.

– Este é um dos fenômenos astronômicos que mais despertam o imaginário popular e aproxima os jovens da ciência – afirmou o presidente da Fundação Planetário, Gledson Vinícius.

A abertura do espaço do anfiteatro ocorrerá às 21h, com a possibilidade de uso dos telescópios para observar a lua cheia. O Início do eclipse está previsto para as 23h27. Durante o ápice do fenômeno, que promete ser inesquecível, a lua poderá ficar levemente avermelhada.

A programação é gratuita e sujeita à lotação do espaço. Por se tratar de um evento mais longo, a Fundação Planetário recomenda que o público leve cadeira de praia, canga ou algum tapetinho para ficar mais à vontade para acompanhar o eclipse.

– A observação poderá ser feita a olho nu de qualquer parte da cidade, mas aqui no Planetário, maior equipamento desse tipo da América Latina, o público contará com a nossa equipe de astrônomos para explicar, tirar dúvidas e interagir com todos – disse Leandro Guedes, diretor de Astronomia da instituição.

O evento contará também com projeções do eclipse no local e, para quem não puder estar presencialmente, o Planetário prepara uma transmissão ao vivo via Youtube para quem tiver interesse em acompanhar a jornada do fenômeno.

É importante ressaltar que a atividade depende das condições meteorológicas para acontecer. Caso o tempo esteja nublado ou chuvoso, a observação ficará comprometida e a realização do encontro será avaliada pela Fundação.

Serviço:

Planetário do Rio
15 de maio – 21h
Endereço: Avenida Padre Leonel Franca 240, Gávea
Estacionamento gratuito no local (sujeito a lotação)