Castro e Freixo aparecem empatados em pesquisa de intenção de voto para governo do RJ

Brasil de Fato
Brasil de Fato
Leia em 2 Min
castro-e-freixo-aparecem-empatados-em-pesquisa-de-intencao-de-voto-para-governo-do-rj

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados na pesquisa do Instituto Gerp divulgada na última sexta-feira (20) e que mostra as intenções de voto da população fluminense sobre quem deve assumir o cargo de governador do estado a partir de janeiro de 2023.

Leia mais: Lula tem queda e vê Bolsonaro encostar no RJ; Castro e Freixo lideram disputa para governador

Castro tem 22% da preferência do eleitorado e Freixo aparece com 21%. Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os candidatos estão empatados na disputa. 

O instituto testou os dois nomes em diferentes regiões do estado. Marcelo Freixo leva vantagem na capital somada à região metropolitana. Ele tem 31% dos votos, segundo o Gerp, enquanto Castro aparece com 23%. Quando o cenário passa a ser a região metropolitana com a Baixada Fluminense, Castro é quem tem mais votos, quase o dobro de Freixo: 32% e 13%, respectivamente, segundo a pesquisa.

Na sondagem estadual, Castro e Freixo lideram, seguidos pelo ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), que tem 10%. O candidato do prefeito Eduardo Paes, o ex-presidente da OAB-RJ Felipe Santa Cruz (PSD) tem 2%, assim como Eduardo Serra (PCB), também com 2%. Coronel Emir Larangeira (PMB), Paulo Ganime (Novo) e Cyro Garcia têm, cada um, 1%.

Leia também: No Rio, passagem de ônibus se mantém em R$4,05 para a população

O instituto Gerp entrevistou 1.020 pessoas entre os dias 6 e 20 de maio e a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ – 08128/2022. O nível de confiança da sondagem é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos.

Edição: Eduardo Miranda


Compartilhe