RJ: Madureira comemora 409 anos com baile charme e Viradão Cultural no final de semana

Em comemoração aos 409 anos de Madureira, na zona Norte do Rio de Janeiro, o bairro recebe uma programação especial em homenagem à sua importância cultural com atividades gratuitas no Parque Madureira e no Viaduto Negrão de Lima durante todo final de semana.

Leia mais: Parque Madureira, no Rio, é rebatizado em homenagem ao sambista Monarco

O Viradão Cultural começa nesta sexta-feira (27), a partir das 14h, no Parque Madureira, com apresentações musicais, feira e atividades infantis. A abertura fica por conta do grupo Filhos da Águia (Portela Mirim) e Império do Futuro (Império Mirim). O Fuzuêzinho de Aruanda se apresenta às 14h30 para as crianças.

No sábado (28), a Feira Crespa acontece na área externa da Arena Fernando Torres, no Parque Madureira, com diversos expositores, e o Encontro da Rede Madureira, terá exibição de vídeos e debates.

As roda de samba começam às 17h, com show do Projeto Criolice, e apresentação do DJ Byeta nos intervalos. Às 19h30, tem o grupo Afro Agbara Dudu. E a partir das 20h, Fofão da Serrinha, Nina Rosa e convidados do bairro.

Ainda no sábado (28), o famoso baile charme de Madureira ocupa o espaço embaixo do Viaduto Negrão de Lima. A festa começa às 22h e vai atravessar a madrugada e encerra as comemorações de aniversário do bairro às 6h. No mesmo local, tem encontro do Jongo de Madureira, Serrinha e Vale do Café, e apresentação do Bloco Afro Lemi Ayó.

Os bailes-charme e suas manifestações têm origem na zona Norte do Rio. O termo “Charme” foi cunhado pelo DJ Corello em um baile no clube Mackenzie, nos anos 1980, localizado no Méier. Antes de chegar em Madureira, o Charme circulou e ganhou fama em bairros como Marechal Hermes e Abolição.

Em 2019, o Charme se tornou patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro, a partir da aprovação da lei elaborada pela deputada estadual Zeidan Lula (PT). 

Edição: Clívia Mesquita