Rio forma primeira turma de militares temporários do Corpo de Bombeiros

Nesta sexta-feira (01.07), mais de 500 militares passam a integrar as fileiras da corporação. Outras cerimônias de formatura acontecem durante o mês em todo o estado

O Governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros Militar (CBMERJ) realizou, nesta sexta-feira (01.07), no Complexo de Ensino e Instrução Coronel Sarmento, em Guadalupe,  a formatura de mais de 500 bombeiros militares temporários da corporação. Ao todo, 1.200 temporários compõem a primeira turma desta modalidade de serviço e se formam, em todo estado, ao longo do mês de julho. Os profissionais passam a integrar as fileiras da instituição como combatentes, socorristas, motoristas, guarda-vidas e oficiais temporários da área da Saúde.

– Às vésperas de completar 166 anos de criação, o CBMERJ escreve uma das páginas mais importantes de sua história. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo! E ao passo que caminhamos em direção às mais avançadas tecnologias nos socorros, buscamos trazer de volta a essência do bombeiro militar, extraindo o herói que existe em cada homem e mulher vocacionado a essa nobre profissão – comemorou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, aproveitando o momento para agradecer ao governador Cláudio Castro.

Os aprovados no processo de seleção, inédita nos moldes da corporação, passaram pelo Estágio de Formação, que consistiu em aulas práticas e teóricas sobre Técnicas de Combate a Incêndio; Técnicas de Busca e Salvamento; Ordem Unida; Legislação e Regulamentos; Treinamento Físico Militar; Atendimento Pré-Hospitalar; Ética e Conduta de Bombeiro Militar e Redação Oficial. Os bombeiros voluntários hoje aqui formados vão reforçar as fileiras da instituição.

– Essa foi uma prioridade desde o começo do meu comando. Fizemos um diagnóstico claro e percebemos o quanto precisávamos melhorar para a população e para nós bombeiros militares. E mesmo sabendo do prazo curto, o senhor Governador foi um parceiro próximo. Seja financeiramente ou nas ações humanitárias, sempre pudemos contar com esse amparo: de um verdadeiro amigo do CBMERJ – completou.

Após o término do período, podendo chegar a oito anos, estes profissionais estarão formados e qualificados para desenvolver suas habilidades no setor de Defesa Civil. O recrutamento neste modelo, além de reforçar o efetivo, possibilita, ainda, o primeiro emprego para muitos e economia aos cofres públicos, no que diz respeito às questões previdenciárias