Campanha ‘Cidade Maravilhosa para todos’ quer acolher a população em situação de rua do Rio de Janeiro

Apesar do Rio de Janeiro ser conhecido como a “Cidade Maravilhosa”, infelizmente não é assim que parte da população vive e enxerga o município

Apesar do Rio de Janeiro ser conhecido como a “Cidade Maravilhosa”, infelizmente não é assim que parte da população vive e enxerga o município. De acordo com o último Censo realizado pela Prefeitura, em 2020, a capital fluminense tinha  7.272 pessoas vivendo em situação de rua, sendo 5.469 delas encontradas na rua e outras 1.803 em condição de acolhimento institucional. A maioria dessa população concentra-se no centro da cidade (1.442 pessoas), e é majoritariamente composta por homens (81%) e por negros e pardos (79,6%), dentro da faixa etária de 31 a 49 anos. 

Pensando em acolher esse público, o SEFRAS – Serviço Franciscano de Solidariedade, lança a campanha “Cidade Maravilhosa para Todos – Doe R$1”, que surge a partir da Campanha Emergencial “Ação e Solidariedade Franciscana contra a Pandemia da Covid-19” – criada em março de 2020, em São Paulo, e implementada no Rio de Janeiro em junho do mesmo ano, mas com o nome de Tenda Franciscana. Atualmente, a iniciativa está localizada no Largo Carioca para receber doações e, principalmente, proporcionar alimentação à população em situação de rua desatendida do centro da cidade: apenas a Tenda Franciscana Rio serviu 134.400 refeições entre 2020 e 2021. 

Com a realização da campanha, o Sefras tem como objetivo captar recursos para conseguir o financiamento necessário, a fim de transformar o projeto emergencial da Tenda Franciscana em um projeto permanente e estruturado e, assim, criar mais um espaço para acolhimento da população de rua carioca: a Casa Franciscana. 

Quando concretizado, o serviço funcionará de domingo a domingo e, para além do fornecimento de refeições e banhos, ainda contará com acolhimento e articulação com a rede pública para encaminhamentos; atividades socioeducativas para inserção social e econômica; e reinserção familiar. O novo serviço busca realizar 30 mil atendimentos por mês, sendo mil atendimentos todos os dias. 

Segundo o Frei José Francisco, diretor-presidente da organização, “o Papa Francisco nos convoca restaurar a dignidade dos mais vulneráveis e zelar pela esperança. Por isso, a ideia central da campanha é engajar a sociedade civil carioca, individual e coletivamente, em prol do resgate dos sonhos dessas pessoas. Convidando todos a doarem ao menos R$ 1, por dia, por mês, de uma única vez ou da forma que for mais adequado a suas possibilidades, mas sem deixar de olhar para os mais necessitados”

As doações podem ser feitas pelo pix ([email protected]) ou pela plataforma online. Todo e qualquer valor é aceito e será muito bem-vindo! 

Links de interesse:
Página da campanha #CidadeMaravilhosaParaTodos
Site do Sefras
Instagram Sefras

Sobre o SEFRAS – Serviço Franciscano de Solidariedade
O SEFRAS é uma organização humanitária que luta todos os dias no combate à fome, a violações de direitos e inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis: pessoas em situação de rua, crianças pobres, imigrantes e refugiados, idosos sozinhos e pessoas acometidas pela hanseníase. Guiados pelos valores franciscanos de Acolher, Cuidar e Defender, atua pelo Brasil atendendo mais de 4 mil pessoas todos os dias. São serviços diários que promovem apoio social e jurídico para população em situação de rua, acolhimento e inclusão social de imigrantes, contraturno escolar para crianças e adolescentes, convivência e proteção de idosos, além de ações de defesa dos direitos e melhoria de políticas públicas voltadas a esses grupos