Parque Madureira promove Encontro de Poetas Populares com show gratuito de Geraldo Azevedo

Desta quinta-feira (28) até domingo (31), das 14h às 20h, a Arena Carioca Fernando Torres, no Parque Madureira Mestre Monarco, na zona norte do Rio, será palco do 4º Encontro de Poetas Populares. Um dos destaques do evento será o show de encerramento com Geraldo Azevedo.

O evento é gratuito e vai oferecer ao público uma série de oficinas, debates e shows sobre a cultura da literatura de cordel. Ao todo, 20 atrações vão compartilhar os seus conhecimentos, distribuídas em mais de 30 horas de atividades.

Leia mais: Parque Madureira comemora 10 anos no sábado com Mart’nália, Fernanda Abreu e 4 horas de shows

A programação contemplará tanto os poetas que há muito escrevem as suas rimas, quanto toda uma nova geração de cordelistas. Os dias começarão com uma oficina, cuja finalidade será aproximar o público dos fazeres dessa cultura, seguida por uma mostra visual, um bate-papo informal com poetas e violeiros, mediado pelo renomado cantor, compositor e poeta Sergival, de Aracaju.

Os bate-papos serão transmitidos e posteriormente disponibilizados online pelos perfis da Amo Cordel no Instagram e no YouTube. Haverá ainda um show para encerrar cada dia. A Associação Amo Cordel é a idealizadora do projeto.

Leia também: Para quem interessa a política de segurança pública que gera cada vez mais mortes no Rio?

“Pretendemos mostrar que a literatura de cordel permanece em constante evolução, para além de um gênero literário e fincando sólidos registros na cultura contemporânea, além de contribuir para o debate sobre a literatura e cultura popular produzidas no Brasil”, explica Rosário Pinto, poetisa e co-curadora do evento.

Quatro dias para todos os públicos 

O primeiro dia será bem focado no público infantil. Haverá, por exemplo, uma oficina de Literatura de Cordel com Severino Honorato e um bate-papo com Lobisomem e Tatiana Henrique para apresentar à garotada, usando a linguagem de cordel, figuras importantes da cultura carioca, como Dona Ivone Lara, Cartola e Jovelina Pérola Negra.

O segundo dia trará uma programação voltada aos pesquisadores e estudantes de universidade das áreas de letras, cultura, pedagogia, história e afins. Para convidar todos a olhar para o universo do cordel por dentro, a gravurista Luana Xavier fará uma Oficina de Xilogravura. O público será abrangente no terceiro e quarto dias, ideais para reunir toda a família.

O dia de atividades será encerrado com uma apresentação musical. Na quinta-feira (28), o show será do carioca Grupo Fera Show e Morais do Acordeon. A proposta deles é colocar o público para dançar até o amanhecer, elevando o forró pé de serra a um nível inusitado, com uma batida inovadora.

Na sexta (29), Lila e Mariana Secron, mãe e filha, criaram um show emocionante que percorre as trajetórias e os repertórios de pai, filho e neto ilustres: Gonzagão (1912-1989), Gonzaguinha (1945-1991) e Daniel Gonzaga, nascido em 1975.

No sábado (30), o público do 4º Encontro de Poetas Populares vai se deliciar com o som do Sexteto Sucupira, que desde 2015 realiza bailes memoráveis em casas do Rio de Janeiro e de São Paulo, recebendo, inclusive, músicos incríveis da cena instrumental brasileira e do forró.

Para encerrar o evento, no domingo (31), Geraldo Azevedo cantará sucessos em Madureira, abraçado ao violão. “Dia Branco”, “Táxi Lunar” e “Dona da Minha Cabeça” estão no roteiro de Geraldo, um dos grandes nomes da MPB que mais contribuem na difusão da música nordestina, unindo frevo, forró, xote, maracatu e baião nas suas composições.

Edição: Eduardo Miranda