Atraso: mais de três milhões de cariocas ainda não tomaram a vacina contra a covid

Na cidade do Rio de Janeiro, mais de três milhões de pessoas que poderiam ter tomado as doses de reforço da vacina contra a covid-19 ainda não se imunizaram. Como noticiado nas últimas semanas, por conta da baixa procura, doses do imunizante estão perdendo a validade.

Leia também: Na cidade do Rio, 15 mil doses de vacina contra a covid vencem nesta terça

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde informou no início da semana, 15 mil doses da AstraZeneca venceram na última terça-feira (2). A prefeitura vai recolher essas doses vencidas, contar e armazenar num local refrigerado e esperar uma decisão do Ministério da Saúde para saber o que fazer com essas doses fora da validade.

Além dos adultos, a vacinação infantil está caminhando de forma muito lenta. Na cidade, mais de 126 mil crianças não tomaram sequer a primeira dose do imunizante. Até a noite de quarta-feira (3), pouco mais de 36 mil crianças de 3 a 4 anos tinham tomado a primeira dose da vacina, num total de 170 mil crianças nessa faixa etária.

Desde a última semana, todas as pessoas com 18 anos ou mais podem receber a segunda dose de reforço da vacina na cidade. O intervalo é de quatro meses ou mais da aplicação da primeira dose de reforço. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de vacinação.

Quem está com sintomas gripais não deve receber o imunizante, mas sim procurar uma clínica da família ou centro municipal de saúde para realizar um teste de covid-19. Os locais e horários dos postos de vacinação podem ser consultados em coronavirus.rio/vacina.

Edição: Mariana Pitasse