Prefeitura do Rio faz alerta à população sobre ventos fortes com chegada de frente fria

A Prefeitura do Rio emitiu um alerta sobre ventos fortes em vários bairros da cidade na tarde desta sexta-feira (5) por conta da chegada de uma frente fria na capital e no estado. A recomendação é evitar ficar embaixo de árvores e coberturas metálicas, evitar esportes ao ar livre, não passar sob cabos elétricos, andaimes e escadas nas ruas e fechar o registro de gás em casa.

Leia mais: Calor sem precedentes em Europa, EUA e China mostra aumento de efeitos da mudança climática

Segundo o Centro de Operações Rio, houve registro de ventos fortes nesta tarde em diversos bairros. Entre 13h e 14h, as rajadas de ventos fortes em Copacabana, na zona sul da cidade, alcançaram 56,9 km/h, na Vila Militar, zona oeste do Rio, a velocidade foi de 55,4 km/h, e na Marambaia, também zona oeste, 59,4 km/h.

Com a chegada da frente fria que mudará o tempo na cidade durante os próximos dias, houve também aumento da amplitude térmica (diferença entre a mínima e a máxima do dia) nesta sexta-feira (5). Segundo o canal do Climatempo, a máxima para a capital é de 36ºC e a mínima é de 16ºC. A chance de chuva entre o final da tarde e a noite é de 90%.

Fim de semana

No sábado (6), a máxima cai 10 graus e passa a ser 24ºC. A mínima na cidade será de 15ºC. A umidade mínima, que ficou em 38% nesta sexta-feira, aumenta para 72% (mínima) e 89% (máxima). A chance de chuva continua em 90%. Segundo o Climatempo, o tempo no sábado será com sol, pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, o tempo fica firme.

Leia também: PT nacional mantém apoio à candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao governo do Rio

No domingo (7), a temperatura sobe um pouco, com máxima de 28ºC e mínima de 14ºC. A previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Não há previsão de chuva. A noite será com muitas nuvens.

Segunda, terça e quarta-feira são dias com mais previsão de chuva (chances variando entre 83% e 90%) e com queda de temperatura. Entre o início e o meio da semana, as temperaturas variam de 15ºC a 27ºC, segundo o Climatempo.

Edição: Eduardo Miranda