Rio será a primeira capital do país a permitir cães e gatos nos supermercados

Cães e gatos serão bem-vindos nos supermercados do Rio de Janeiro, primeira capital do Brasil a permitir a entrada e circulação de animais domésticos nestes estabelecimentos

Cães e gatos serão bem-vindos nos supermercados do Rio de Janeiro, primeira capital do Brasil a permitir a entrada e circulação de animais domésticos nestes estabelecimentos. A novidade partiu de uma iniciativa da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), que vai emitir o selo Super Pet para os mercados que desejarem aderir à prática. Para isso, eles deverão seguir as normas estabelecidas no Decreto 51.262 do prefeito Eduardo Paes, publicado nesta sexta-feira (5/08) no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro.

E para celebrar a conquista, a unidade do Carrefour da Barra da Tijuca fará uma grande ação amanhã, sábado, dia 6/08, que vai contar com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado; do presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ), Fábio Queiróz; da presidente do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), Aline Borges; e da diretora executiva de Comunicação e Relações Institucionais do Carrefour, Maria Alicia Lima.
 

O evento terá diversas atrações e serviços para os pets e seus tutores. Das 10h às 15h, haverá um posto para vacinação antirrábica e distribuição de senhas para agendamento de castração, inclusão de microchip para rastreamento dos animais, distribuição de brindes e feira de adoção.
 

Para o presidente da ASSERJ, Fábio Queiróz, a iniciativa vai facilitar a vida dos tutores, que muitas vezes precisam conciliar o passeio com as compras. “A cultura pet friendly está cada vez mais disseminada na cidade, portanto, nada mais natural do que os supermercados também abrirem suas portas para os animais domésticos. Muitas pessoas deixam seus animais presos na entrada dos mercados enquanto fazem suas compras, correndo o risco de serem roubados ou sofrer um acidente. A iniciativa visa atender a esta grande parcela de consumidores”, explicou.
 

“Estamos muito contentes de celebrar um marco na história dos supermercados, que é a possibilidade de disponibilizarmos um ambiente acolhedor e agradável para que nossos consumidores possam desfrutar do momento de compra em família, na companhia de seus pets. O Grupo Carrefour Brasil abraça a causa animal com diversas ações voltadas a campanhas de adoção, suporte à castração e doações de alimentos, e agora temos o Selo Super Pet, mais uma iniciativa que nos enche de orgulho”, afirma Maria Alicia Lima, Diretora Executiva de Relações Institucionais e Comunicação do Grupo Carrefour Brasil.
 

Regras

O decreto da Prefeitura estabelece critérios e parâmetros para o funcionamento dos supermercados que estarão abertos aos animais. Já as lojas deverão informar ao consumidor, por meio de aviso indicativo, tratar-se de estabelecimento pet friendly (amigo dos animais domésticos), podendo estabelecer a identidade visual própria que o identifiquem.
 

Entre as normas estabelecidas, será necessário que o tutor apresente certificado de vacinação e comprovante de vermifugação, o que terá de ser exigido pelos mercados, que deverão, ainda, manter os ambientes de circulação comum sob constante vigilância e higienização.
 

Os estabelecimentos poderão ainda instalar áreas de recreação para os animais, sob a supervisão constante de colaborador, disponibilizar carrinhos específicos para carregar as compras e os pets e oferecer água potável em ambiente específico.
 

Será proibido entrar com cães sem coleira, ou focinheira (dependendo do porte), ou caixa adequada para transporte de gatos. Oferecer água ou comida dentro do supermercado não será permitido.
 

SERVIÇO

Lançamento do Selo Super Pet

Data: 6/08

Horário: das 10h às 15h

Local: Carrefour — Av. das Américas, 5150 — Barra da Tijuca