Prefeitura entrega Termos de Moradia na Tijuquinha e inicia obras nas Zonas Norte e Oeste

Redacao
Redacao
Leia em 5 Min
O projeto Calçada Maravilha vai contemplar os bairros de Irajá e Cordovil - Prefeitura do Rio
O projeto Calçada Maravilha vai contemplar os bairros de Irajá e Cordovil - Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), entregou 153 Termos de Reconhecimento de Moradia aos moradores da comunidade da Tijuquinha, no Itanhangá,  na Zona Oeste, neste sábado (06/08). Também tiveram início várias obras nas Zonas Norte e Oeste da cidade, como a revitalização da quadra que fica na Comunidade do Salgueiro.

A regularização fundiária na Comunidade da Tijuquinha entrou em sua segunda etapa. Na primeira, cerca 200 títulos foram entregues e garantiram a segurança jurídica aos seus proprietários.

– Receber a regularização fundiária é uma garantia para todos vocês de ter um imóvel e poder deixar de herança para os filhos. Ter o título de propriedade é um ativo econômico, que permite ao dono, por exemplo, dar o imóvel como garantia de um empréstimo ou que ele possa ser avalista em qualquer negociação – disse o prefeito Eduardo Paes, ao falar com os moradores da Tijuquinha.

O município destinou um total de R$ 50 milhões em ações de regularização fundiária e a meta é disponibilizar 40 mil títulos até 2024. As primeiras entregas na Tijuquinha aconteceram em junho passado, com 180 famílias beneficiadas e a previsão é de que, até o fim da atual gestão, outros dois mil moradores recebam seus títulos de propriedade.

A regularização fundiária tem o objetivo de proteger o direito e valorizar a propriedade; criar endereço com CEP para recebimento de encomendas; possibilitar crédito junto às instituições financeiras; garantir o patrimônio para outras gerações; assegurar a permanência na propriedade e também a liberdade para negociar/vender.

– Realizamos na Tijuquinha a segunda entrega de Termos de Reconhecimento de Moradia. Vamos iniciar novas etapas desse processo a partir de segunda-feira. A regularização fundiária é uma das prioridades da Prefeitura, que pela primeira vez na história colocou recursos próprios, em torno de R$ 50 milhões, com esse fim. Nosso objetivo é o de entregar 40 mil títulos de propriedade até 2024 – afirmou o secretário de Habitação, Gustavo Freue.

Reforma da quadra da comunidade do Salgueiro é iniciada

Na Tijuca, tiveram início as obras de revitalização da quadra que atende à comunidade do Salgueiro. A reforma envolve melhorias na quadra poliesportiva e nos vestiários.

– Essa quadra é super importante para a comunidade e precisa dessa revitalização. Daqui a quatro meses, entregaremos uma quadra novinha para os moradores do morro do Salgueiro – destacou a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), a Prefeitura vai recuperar o telhado da quadra poliesportiva da Travessa do Leleco no 1, além de reformar alambrado e portão, com revitalização de vestiários e banheiros. As equipes da Rio-Urbe ainda farão a recuperação e pintura de muros, paredes e das grades da quadra, bem como a reforma do piso. No espaço, serão instalados novos equipamentos esportivos, como traves para gols e tabelas.

Calçada Maravilha chega a Irajá e Cordovil

Além das obras de recuperação da quadra da comunidade do Salgueiro, a Prefeitura vai fazer a reforma de calçadas nos bairros de Irajá e de Cordovil, na Zona Norte. O programa Calçada Maravilha tem como objetivo revitalizar os locais de acesso a pedestres em vias de grande movimento, garantindo, inclusive, acessibilidade à população.

Em Irajá, será reconstruído o passeio das ruas Marquês de Aracati, Miranda e Brito, Cisplatina e Calmom Cabral, com o serviço se estendendo por área de 7,3 mil m². Já em Cordovil, o programa vai recuperar a Rua Cordovil, em três trechos: entre a Praça São João Berchmans e a Rua Cordovil nº 1.105; entre essa última e a Rua Parima; e entre essa e a Rua Bulhões Maciel, somando 31,5 mil m².

Já através da Fundação Parques e Jardins foram iniciadas obras em duas praças. Também no bairro de Cordovil, a Prefeitura começou as obras na Praça Craveiro de Sá. A reforma vai garantir nova pavimentação, instalação de mobiliário urbano e quadra poliesportiva, além de paisagismo. E, na Zona Oeste, em Vila Valqueire, a Praça Pardinho vai receber pavimentação, instalação de mobiliário urbano e novo alambrado

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.