Cem anos do rádio no Brasil: o Sistema de Radiodifusão Educativa

Se a década de 1940 ficou conhecida como o momento de maior desenvolvimento do rádio comercial no Brasil, os anos 1980 podem ser considerados a “Era de Ouro das rádios educativas”

Nessa época, a ideia de construção de uma rede de emissoras de caráter cultural e educativo foi materializada com a criação, em 1983, do SINRED, Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa.

Formado por emissoras estatais, educativas, culturais e universitárias, o SINRED surgiu após a regulamentação da concessão de canais para emissoras de radiodifusão educativa que se espalharam por todo o território nacional, a partir de 1976 .

Em dezembro de 1981, o Centro Brasileiro de Rádio Educativo Roquette-Pinto foi inaugurado como unidade da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa, a Funtevê. 

No ano seguinte, um decreto extinguiu o antigo Serviço de Radiodifusão Educativo, criado em 1937, e transferiu seu acervo para a Funtevê.

Com a criação do SINRED, a produção de programas radiofônicos foi intensificada.

E a diversidade era a marca da programação do Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa.

A gestão excessivamente centralizada do SINRED e a concentração da produção nas emissoras da região Sudeste, consideradas “cabeça de rede”, foram fatores que dificultaram a consolidação do sistema.

O Sistema Nacional de Radiodifusão Educativa funcionou até 1988 e deixou um legado que vai muito além do intercâmbio de conteúdos.

Uma das primeiras estudiosas do rádio educativo brasileiro, Margarida Blois, diz que as produções veiculadas pelo SINRED eram um retrato vivo da cultura brasileira sendo levado via rádio e também via TV aos brasileiros.

De tempos em tempos, a ideia de uma rede de rádio educativa, inspirada nos mesmos princípios que nortearam a fundação da Rádio Sociedade, por Roquette Pinto, renasce  como uma fênix .

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil – Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.