Evento celebra parceria para o programa Esse Rio é Meu

Águas do Rio e Planetapontocom promovem manhã de atividades na Escola Municipal José de Alencar em Laranjeiras

No dia 11 de agosto, das 9h às 12h, o programa Esse Rio é Meu oficializa a parceria com a concessionária Águas do Rio, na caminhada pela recuperação e preservação dos rios e córregos da cidade do Rio de Janeiro. O local escolhido para o lançamento da parceria é a Escola Municipal José de Alencar, em Laranjeiras, situada na bacia do Rio Carioca e uma das pioneiras na implementação da metodologia didática do programa, que busca conscientizar sobre a recuperação e preservação dos rios cariocas a partir de um trabalho que envolve alunos e professores.

O programa é realizado pela OSCIP Planetapontocom em parceria com a Prefeitura do Rio – por meio das Coordenadoria de Ensino Fundamental e da Primeira Infância da Subsecretaria de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Meio Ambiente -, e prevê a mobilização de 633 mil estudantes e 40 mil professores de 1,5 mil escolas municipais nos próximos dois anos a atuarem no rio mais próximo a cada escola.

No evento de lançamento da parceria, os alunos realizarão atividades socioeducativas e ambientais com foco na preservação do rio como um patrimônio hídrico, cultural e histórico.

O programa Esse Rio é Meu, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo Carioca, que visa estimular escolas na causa da recuperação e preservação dos rios, foi oficialmente agregado à Prefeitura do Rio em novembro de 2021 e atualmente abrange 127 escolas municipais, engajando professores e alunos na preservação de 18 rios da cidade.

Idealizadora do ‘Esse Rio é Meu’ e presidente do Planetapontocom, Silvana Gontijo conta que a ideia nasceu a partir de uma pesquisa realizada com mais de 4 mil professores, cujo objetivo era saber a causa que mais motiva e estimula crianças e jovens no Brasil. O tema ambiental, com ênfase na questão da água, teve maior destaque.

“A experiência nos mostrou que os conteúdos curriculares de Ciências, Geografia, Matemática, História, Língua Portuguesa, dentre outros, quando associados de forma interdisciplinar a uma causa de transformação social no território da escola geram uma experiência altamente enriquecedora para toda a comunidade, principalmente para os estudantes que atuam como protagonistas”, afirma.

A parceria entre as instituições permitirá que os alunos tenham a oportunidade de visitar estações de tratamento de esgoto, desenvolvam ações de conscientização e limpeza nos arredores das comunidades e tenham inseridos no cotidiano escolar conceitos de justiça climática e sustentabilidade que provoquem reflexões a respeito do meio ambiente e estimulem o cuidado e o sentimento de pertencimento.

“Ao interagirem com a temática da água e do saneamento, essas crianças se tornam multiplicadores de conhecimento e podem colaborar com a preservação e uso consciente dos recursos, seja no ambiente escolar ou dentro de casa com as suas famílias”, ressalta Willian Carvalho, Gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio.

No evento, estarão presentes os parceiros que estão desde início do programa, que são os representantes das coordenadorias do Ensino Fundamental e da Coordenadoria da Primeira Infância da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC). Também marcam presença representantes de outras quatro escolas municipais próximas participantes da iniciativa, da Fundação Rio Águas e do Comitê de Bacias, além de integrantes da comissão sociotécnica do movimento ‘Carioca, o rio do Rio’, projeto piloto lançado em 2015, e que envolveu 28,5 mil alunos e 540 professores de 27 escolas públicas e privadas situadas na bacia do Rio Carioca.

Planetapontocom

O Planetapontocom é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) com mais de 20 anos de história e reconhecida pelo desenvolvimento de iniciativas inovadoras testadas e sistematizadas para serem disseminadas e, portanto, passíveis de se tornarem políticas públicas.

Águas do Rio

A Águas do Rio é uma concessionária da Aegea, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário em 27 municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo 124 bairros da capital e atendendo 10 milhões de pessoas.

SERVIÇO:

Lançamento parceria Esse Rio é Meu e Águas do Rio

Local: Escola Municipal José de Alencar – R. das Laranjeiras, 397, Laranjeiras, Rio de Janeiro – RJ

Horário: 9h-12h