Violência contra a mulher: a Zona Oeste concentra as solicitações de atendimentos

Prefeitura lança dados inéditos no Relatório do Mapa da Mulher Carioca 2022

A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou o relatório do Mapa da Mulher Carioca de 2022. A iniciativa organizada pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher reuniu diferentes dados sobre a vida das moradoras do Rio de Janeiro.

O relatório traz dados e números sobre temas que influenciam diretamente a vida das mulheres, como Saúde, Segurança, Educação, Empregos e Moradia. Entre as informações de destaque da publicação está a concentração na Zona Oeste de atendimentos no sistema de saúde e de queixas de violências contra a mulher.

Relatório do Mapa da Mulher Carioca  - Foto: Prefeitura do Rio
Relatório do Mapa da Mulher Carioca – Foto: Prefeitura do Rio

Outra informação é sobre o registro de violência contra a mulher idosa. Entre os possíveis agressores, 51% dos casos seriam com pessoas da família da mulher. Com destaque para os filhos e parceiros íntimos.

O Mapa foi construído por um grupo por instituições municipais, que se reuniram quinzenalmente para discutir o estudo. Para isso, a Secretaria da Mulher firmou parceria com o Instituto Pereira Passos (IPP) e a participação de nove secretarias, sendo elas, Educação, Saúde, Transporte, Planejamento Urbano, Assistência Social, Fazenda e Planejamento, Juventude, Trabalho e Renda, e Cultura.

O projeto tem como principal objetivo investigar áreas e atributos diretamente atrelados à atuação da administração pública buscando auxiliar a formulação de políticas públicas para as mulheres do Rio. O trabalho consiste no levantamento de uma série de indicadores  de modo que se possa comparar dados e verificar as diferenças e as desigualdades de gênero, raças, gerações e territórios da cidade do Rio