Linha Amarela registra aumento de acidentes com moto esse ano

Na Semana Nacional de Trânsito, Lamsa promove ações de conscientização na via

A Linha Amarela teve alta de 13% nos acidentes com moto atendidos pela Lamsa de janeiro a agosto de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. A concessionária estima que o total de ocorrências na via (envolvendo carros e motos) pode chegar a 11% até o fim do ano, se o percentual de acidentes mantiver o ritmo de crescimento atual. Dados da concessionária mostram que as motocicletas são responsáveis por mais da metade dos registros. Os números acendem um alerta na Semana Nacional de Trânsito, realizada em todo o país de 18 a 25 de setembro. Para sensibilizar os usuários, a Linha Amarela receberá uma série de ações. 

“Os índices são preocupantes e esperamos que os eventos programados para a Semana Nacional de Trânsito sirvam de alerta sobre a necessidade dos cuidados na direção. Na Linha Amarela, temos diariamente diversos atendimentos a vítimas. Precisamos da conscientização e ajuda de todos para que tenhamos uma via cada vez mais segura”, afirma José Viana, gerente de Operação da Lamsa.
 
Entre as iniciativas previstas estão a distribuição e a instalação de 1.300 antenas anti-linha de pipa para motociclistas na próxima segunda-feira (19/09), das 10h às 13h, e na terça-feira (20/09), das 14h às 17h. A ação acontece na Ilha do Fundão, dentro dos limites da Linha Amarela, em parceria com a Campanha Cerol Mata e com a rádio FM O Dia.

Linha Amarela registra aumento de acidentes com moto esse ano
Linha Amarela registra aumento de acidentes com moto esse ano


 
Além disso, na terça-feira (20/09), das 10h às 14h, haverá blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca, na Praça do Pedágio. O objetivo é conscientizar usuários para um trânsito mais seguro.
 
Já na quarta-feira (21/09) e na quinta-feira (22/09), os usuários que passarem pela Praça de Pedágio, na Linha Amarela, receberão brindes da concessionária. Serão entregues 10 mil lixeirinhas automotivas personalizadas da Semana Nacional de Trânsito Lamsa 2022.
 
A programação segue na sexta-feira (23/09), das 9h30 às 10h30, com palestra sobre segurança no trânsito para as crianças atendidas pelo projeto Favela Mundo, apoiado pela Lamsa. A ação acontece na Escola Municipal EDI Senhora Persiliana Pereira e o palestrante será o supervisor do Centro de Controle Operacional da concessionária, Thiago Rocha. A ideia é, a partir de mensagens lúdicas, conquistar o apoio dos pequenos na conscientização das famílias.
 
Acidentes preocupam
 
A Lamsa realizou 8.935 atendimentos mecânicos a carros e motos de janeiro a agosto de 2021 e 11.801, no mesmo período de 2022. O mês com o maior número de ocorrências foi agosto.

Ainda de acordo com a concessionária, metade dos acidentes com motos registrados neste ano aconteceu nos kms 19 (Inhaúma), 20 (Higienópolis) e 21 (Bonsucesso), sendo a maioria tombamentos, colisões traseiras e colisões laterais.
 
A concessionária registrou crescimento de 5% no percentual de veículos passantes na Praça do Pedágio esse ano e de 11% em relação às motocicletas. Além disso, houve aumento de 23% nas vendas de motocicletas em todo o país no primeiro semestre de 2022, se levado em consideração o mesmo período de 2021.
 
A Lamsa também fez um recorte de acidentes com moto nos últimos cinco anos. De 2017 a agosto de 2022, houve vítimas em 61% dos acidentes atendidos pela concessionária, e 1% dos casos foi de vítima fatal. Os tombamentos de moto no período correspondem a 45% das ocorrências. Em seguida, estão a colisão traseira e o engavetamento (31%), abalroamento ou colisão lateral (21%) e choque com objeto (2%).
 
Serviço:
 
Semana Nacional de Trânsito na Linha Amarela



– 19/09 (segunda-feira), das 10h às 13h – distribuição de 650 antenas anti-linha de pipa para motociclistas;
 
– 20/09 (terça-feira), das 14h às 17h – distribuição de 650 antenas anti-linha de pipa para motociclistas;
 
– 20/09 (terça-feira), das 10h às 14h – blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca na Praça do Pedágio;
 
– 21/09 (quarta-feira) – distribuição de brindes na Praça do Pedágio;
 
– 22/09 (quinta-feira) – distribuição de brindes na Praça do Pedágio;
 
– 23/09 (sexta-feira) – das 9h30 às 10h30 – palestra sobre segurança de trânsito para crianças do Projeto Favela Mundo. Local: Escola Municipal EDI Senhora Persiliana Pereira