Primavera chega ao Rio com Chuva, raios e ventania

O Centro de Operações Rio (COR) informa que, nesta quinta-feira (22/09), há previsão de chuva durante esta manhã e, a partir da tarde, pancadas de chuva de intensidade moderada

O Centro de Operações Rio (COR) informa que, nesta quinta-feira (22/09), há previsão de chuva durante esta manhã e, a partir da tarde, pancadas de chuva de intensidade moderada, ocasionalmente forte e isolada, com raios. As pancadas de chuvas são provocadas pela formação de uma frente fria na Região Sudeste e seu deslocamento.

De acordo com o Alerta Rio, na primavera, ocorre a transição entre as estações seca (inverno) e chuvosa (verão) na Região Sudeste e, consequentemente, no estado do Rio de Janeiro. As chuvas são mais intensas e frequentes, com pancadas de chuva que ocorrem devido ao aumento do calor e da umidade. Essas pancadas de chuva, muitas vezes, são acompanhadas de raios, ventos fortes (52 a 76 km/h) e queda de granizo. Nesse período, formam-se os primeiros episódios da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Devido à característica da estação de transição, ocorrem dias quentes e com pouca umidade que proporcionam uma grande variação de umidade.

Nesta estação do ano, a previsibilidade do tempo é menor por causa das mudanças rápidas nas condições de tempo, sendo fundamental o monitoramento e o acompanhamento das atualizações das previsões. O cidadão pode conferir, em tempo real, todas as informações sobre as condições do tempo no perfil do Centro de Operações Rio no twitter @OperacoesRio e no aplicativo COR.Rio, versões iOS (bit.ly/appcor_ios) e Android (bit.ly/appcor_android)