No Dia Mundial do Turismo, Rio Convention Bureau celebra recuperação do setor

Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) da prefeitura do Rio mostram que no 2º trimestre a economia da cidade teve crescimento de 1,6%, enquanto que o estado teve alta de 0,5%.

No Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta terça-feira (27), o setor comemora a retomada depois das perdas na pandemia. Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) da prefeitura do Rio mostram que no 2º trimestre a economia da cidade teve crescimento de 1,6%, enquanto que o estado teve alta de 0,5%.

O resultado foi puxado pelos serviços, especialmente na área de turismo. Para o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), a expectativa é que o setor se estabilize ao longo dos próximos meses, em especial o mercado fluminense.

Rio de Janeiro - Cristo Redentor - Foto: 4FLY RJ
Rio de Janeiro – Cristo Redentor – Foto: 4FLY RJ

Para o próximo ano, a cidade do Rio de Janeiro já conta com grandes eventos confirmados, como Rio Matsuri, Rio Open 2023, SRE Trade Show – 33° Super Rio Expofood, LAAD Defense & Security 2023, Web Summit 2023, 2ª TriboQ Pride Festival 2023 e Brasil Offshore Oil & Gas Exhibition 2023. Além da extensa agenda de eventos, a ABAV Expo, maior feira do setor de turismo da América Latina voltará a ser realizada no Rio de Janeiro, após 10 anos. A expectativa é gerar US$ 36,2 milhões de receita para a cidade durante o evento.

“Estamos muito satisfeitos com os números que apontam essa recuperação do setor. Esses dados mostram que nosso trabalho para captar novos eventos para a cidade está rendendo frutos. Recebemos com muita alegria o anúncio do retorno da ABAV Expo para o Rio de Janeiro, que só foi possível por conta de uma ampla articulação do trade turístico”, destacou a diretora-executiva do Rio CVB, Roberta Werner.

No embalo desses bons ventos, a fundação planeja relançar a plataforma digital VisitRio em dezembro deste ano. O portal está sendo viabilizado em parceria com a Riotur e tem como objetivo se tornar uma referência para turistas e cariocas sobre a cidade, seguindo o padrão de outras cidades turísticas, como Paris, Londres e Miami, que também usam plataformas Visit com informações úteis para os visitantes.

Paralelamente, o Rio CVB segue com o trabalho de captação de eventos. Na última semana foi realizada a assinatura com a 2IS – empresa suíça de inteligência e pesquisa de negócios esportivos. O objetivo é que a consultoria da companhia ajude a alavancar os eventos esportivos na cidade do Rio de Janeiro, que conta com diversas instalações herdadas dos jogos olímpicos realizados em 2016.

“Em 2021 assinamos um termo de cooperação técnica com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o intuito de irmos além dos eventos técnicos e científicos e nos tornarmos também um grande parceiro dos eventos esportivos na cidade. Contamos hoje com um legado olímpico que é subutilizado e que merece ser mais explorado. A assinatura com a 2IS vem para nos auxiliar nessa empreitada para alcançar nossos objetivos nessa área”, afirmou Roberta.