Rio de Janeiro celebra São Cosme e Damião com respeito a liberdade religiosa e menos doces

O Dia de Cosme e Damião, celebrado no dia 26 de setembro pela igreja Católica, mas popularmente passou a ser comemorada em 27 de setembro é uma tradição no Rio de Janeiro.

O Dia de Cosme e Damião, celebrado no dia 26 de setembro pela igreja Católica, mas popularmente passou a ser comemorada em 27 de setembro é uma tradição no Rio de Janeiro e milhares de pessoas celebram a data e a criançada aproveita para se deliciar com os doces que costumar ser distribuídos na data. Os santos são considerados os padroeiros dos médicos, farmacêuticos, cirurgiões, crianças e parteiras.

Nas religiões afro-brasileiras, a data é dedicada ao orixá Ibeji, uma entidade infantil. Daí veio a tradição de distribuir doces para as crianças.

Nesta terça-feira, 27 não foi diferente e as redes sociais da Prefeitura do Rio de Janeiro prestaram homenagem aos santos Gêmeos nas primeiras horas do dia.

No Andaraí, onde se situa a Paroquia de São Cosme e São Damião, os moradores acordaram com badalar dos sinos e queima de fogos em homenagem aos santos. A Igreja preparou vasta programação, com direito a feijoada para o almoço de fieis. A última queima de fogos está marcada para as 20h.

Distribuição de doces acontecem em diversos pontos Rio de Janeiro e até em condomínios

A tradicional distribuição de doces para homenagear os santos está acontecendo em diversos pontos da Cidade Maravilhosa e até o momento a liberdade religiosa tem sido respeitada.

Em São Cristóvão, na Zona Norte da cidade, representantes de diferentes religiões se reuniram para organizar as guloseimas que as crianças vão ganhar mais tarde.

Em Jacarepaguá vários pontos da região e casas de populares estão fazendo distribuição de doces, mas uma observação feita por quem doa é que tiveram que diminuir o volume de doces distribuídos por conta da situação econômica e por conta dos preços altos dos produtos.

Conheça a história de São Cosme e São Damião

Os gêmeos nasceram em Egeia (agora Ayas, no Golfo do İskenderun, Cilícia, Ásia Menor), e tinham outros três irmãos. O pai foi mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Cosme e Damião eram médicos que curavam os enfermos não só com seu saber mas através de milagres propiciados por suas orações. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Sua mãe se chamava Teodata, e também é venerada como santa pelos ortodoxos.Os gêmeos praticavam a medicina em Egeia e alcançaram, por isso, grande reputação. Não aceitavam nenhum pagamento por seus serviços e foram por isso chamados de anargiras (em grego antigo: anargyroi – avessos ao dinheiro). Dessa forma, eles trouxeram muitos novos adeptos para a fé católica. Quando a perseguição de Diocleciano começou, o prefeito Lísias mandou prender Cosme e Damião e ordenou-lhes que se retratassem. Eles se mantiveram constantes sob tortura e de forma milagrosa não sofriam nenhum ferimento por água, fogo, ar, nem mesmo na cruz, até que foram decapitados por uma espada. Seus três irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio também morreram como mártires com eles. A execução ocorreu em 27 setembro, provavelmente entre 287 /303. Mais tarde, surgiu uma série de relatos fabulosos sobre os gêmeos ligadas em parte às suas relíquias. Os restos mortais dos mártires estavam enterrados na cidade de Ciro, na Síria; o imperador Justiniano I (527-565) suntuosamente restaurou a cidade em sua honra, depois de ter sido curado de uma doença perigosa por intercessão de Cosme e Damião. Justiniano reconstruiu e decorou a igreja dos mártires em Constantinopla, que veio a se tornar um lugar famoso de peregrinação. Em Roma, o Papa Félix IV (526-530) edificou uma igreja em sua honra. A Igreja grega celebra a festa dos santos Cosme e Damião em 1 de Julho, 17 de Outubro e 1 de Novembro e venera três pares de santos com o mesmo nome e profissão. Cosme e Damião são considerados os patronos dos médicos, cirurgiões e farmacêuticos, e por vezes são representados por emblemas médicos. Eles são invocados no Cânon da Missa e na Ladainha de Todos os Santos