Em votos válidos no RJ, Castro tem 44%, e Freixo, 35%, diz Pesquisa Datafolha

O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), segue na liderança da disputa estadual com 44% dos votos válidos.

O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), segue na liderança da disputa estadual com 44% dos votos válidos. Em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo (PSB), com 35%. Os dados são da pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (1º). Castro manteve a mesma porcentagem em relação ao levantamento anterior, de 29 de setembro. Já Freixo cresceu 4 pontos porcentuais (pp), de 31% para 35%.

Em terceiro lugar aparece Rodrigo Neves (PDT) com 10%. Ele é seguido de Paulo Ganime (Novo), com 4%. Juliete Pantoja (UP), Wilson Witzel (PMB) e Eduardo Serra (PCB) estão empatados com 2% cada. Cyro Garcia (PSTU) e Luiz Eugênio (PCO) têm 1% cada. Witzel, porém, teve a candidatura barrada devido à punição imposta na ação de impeachment que o afastou de vez do cargo em abril de 2021. Segundo o TRE-RJ, os votos dados a ele serão considerados nulos.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos

Segundo turno

No cenário de segundo turno, Castro segue à frente de Freixo, com 46% contra 40%. A vantagem de Castro, no entanto, é um pouco menor se comparada ao levantamento anterior, quando tinha 8 pp a mais que seu adversário. De acordo com a pesquisa, branco/nulo/nenhum somam 10% e não sabe, 4%.

Senado

Romário (PL) segue na liderança nos votos válidos na corrida pelo Senado e soma 35%, mesmo patamar registrado na última pesquisa. A distância para os rivais, contudo, mantém tendência de queda. Na sequência, aparece Alessandro Molon (PSB) com 21%, seguido de Clarissa (União Brasil) com 16%. O deputado federal Daniel Silveira (PTB) aparece na sondagem com 10% dos votos válidos nas intenções de voto, mesmo porcentual do presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT). Cabo Daciolo (PDT) acumula 5%.

A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. O levantamento, contratado pela Folha e pela TV Globo, foi realizado na sexta-feira (30) e neste sábado (1º) e entrevistou 2.550 eleitores em 40 municípios no estado. A pesquisa está registrada no TSE sob o número RJ-07599/2022

Estadão Conteúdo