Sebrae Rio inaugura nova sede no prédio que foi do IRB

Os donos de pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro contarão com um novo espaço de atendimento. Em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, nesta quarta-feira, dia 5, o Sebrae Rio inaugura sua nova sede

Os donos de pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro contarão com um novo espaço de atendimento. Em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, nesta quarta-feira, dia 5, o Sebrae Rio inaugura sua nova sede. O espaço fica localizado na Avenida Marechal Câmara, número 171, no Centro do Rio de Janeiro. A mudança será gradativa e começa em outubro, quando o Sebrae ocupará cinco dos 11 andares do edifício, incluindo um auditório com capacidade para 180 pessoas. Até o fim do ano, o local será ocupado totalmente pela instituição. Enquanto isso, o prédio será compartilhado com o Instituto Brasileiro de Resseguros (IRB). A previsão é de que no início de 2023 a transferência seja concluída.

Nos últimos quatro anos, entre 2018 e 2021, o Sebrae Rio realizou mais de 3 milhões de atendimentos. Até setembro desse ano, mais de 417,7 mil empreendedores e quem tenha interesse em abrir um negócio já foram atendidos pela instituição. Além da sede, o Sebrae Rio conta com 14 escritórios regionais, distribuídos pelo Estado do Rio, que podem atender os mais de 1,6 milhão de pequenos negócios do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre o novo prédio

Em 1941, a sede do IRB foi erguida com projeto do renomado escritório de arquitetura dos irmãos Roberto. A cobertura conta com jardins projetados por Burle Marx e sete painéis em mosaico de Paulo Werneck. Considerado uma joia do modernismo brasileiro, o prédio foi comprado, com recursos próprios, pelo Sebrae Rio. Esse valor inclui toda a mobília e as instalações novas. Em julho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) publicou o aviso de tombamento definitivo do prédio no Diário Oficial da União. Com o novo prédio, o Sebrae Rio poderá ampliar a oferta de ações aos pequenos negócios, com total acessibilidade e infraestrutura, onde serão realizados, palestras, cursos, oficinas, seminários, rodadas de negócios, sessão de negócios, pequenas feiras e outras dinâmicas que promovam o encontro, a troca e oportunidades de negócios entre os empreendedores do estado.