Alerj aprova projeto para preservar a saúde vocal de professores

Projeto de lei do deputado estadual Anderson Alexandre estipula ações de conscientização e prevenção das cordas vocais

O Estado do Rio de Janeiro pode ganhar uma semana de conscientização e prevenção da saúde vocal dos professores. É o que estipula o Projeto de Lei 2490/2020, do deputado Anderson Alexandre (SDD), aprovado em primeira discussão, nesta quinta-feira (06/10), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).

A proposta altera a lei estadual de datas comemorativas para que na semana do dia 15 de novembro sejam realizadas nas redes pública e particular de ensino ações com o objetivo de alertar, orientar e prevenir os profissionais de educação do estado sobre os cuidados e formas de tratamento das suas cordas vocais.

“Muitos professores desenvolvem problemas nas cordas vocais pelo excesso de trabalho e falta de orientação sobre como usar a voz. Uma campanha educativa não só evita doenças como pode prolongar a qualidade vocal dos professores. São profissionais merecedores de toda atenção”, justifica o deputado Anderson Alexandre.

O Projeto de Lei recebeu pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça; Saúde e Educação. A proposta terá de ser avaliada novamente em plenário e, em caso de aprovação, seguirá para análise do governador