Rio de Janeiro recebe a 2º Edição do evento ABEMMI Pocket Summit

A Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (ABEMMI), realizará a 2º edição do evento ABEMMI Pocket Summit no Rio de Janeiro, no dia 17 de Novembro

A Associação Brasileira de Especialistas em Migração e Mobilidade Internacional (ABEMMI), realizará a 2º edição do evento ABEMMI Pocket Summit no Rio de Janeiro, no dia 17 de Novembro. O evento reúne grandes empresas do mercado de Mobilidade Global e conta com o tema central: Rio De Janeiro como polo de atração de mão de obra estrangeira: Desafios e Oportunidades.

A ABEMMI é uma associação fundada para representar os profissionais do mercado de Mobilidade Global, bem como promover conhecimento, atualizações, network, entre outras importantes contribuições, sempre defendendo os interesses de seus associados no aprimoramento do ambiente regulatório e burocrático.

A sede do evento foi escolhida de acordo com os dados divulgados pela Coordenação Geral de Migração Laboral, como sendo o estado que mais recebeu mão de obra estrangeira, entre 2019 e 2021. Foram quase 20.000 profissionais estrangeiros atuando no Rio de Janeiro, apresentando cada vez mais destaque para o mercado de petróleo e gás.

Segundo Marta Mitico, uma das fundadoras e presidente da associação ABEMMI, “o Rio de Janeiro está se tornando um polo de atração de imigrantes, por ser um estado que possui um centro de turismo doméstico e internacional, possuindo uma expressiva necessidade de profissionais qualificados, devido às plataformas petrolíferas. Além disso, o estado se destaca como ponto tecnológico de start ups”.

O setor de Mobilidade Global está apresentando uma alta demanda, principalmente nos últimos anos, pelas mudanças de estilo de vida e pelo mundo cada vez mais tecnológico e digital. Por isso, eventos como o ABEMMI Pocket Summit 2022 Rio de Janeiro, são de suma importância para esse setor e para os interesses das organizações e estados.

“Eventos como os promovidos pela ABEMMI, tem o papel  de disseminar a importância da presença de especialistas de outros países para o desenvolvimento tecnológico brasileiro, além de destacar que a vinda de profissionais estrangeiros para o Rio de Janeiro, como os nômades digitais, técnicos e marítimos, impacta positivamente na economia local”, afirma Marta Mitico.

O evento contará com painéis para discutir temas relevantes sobre a mobilidade global de profissionais envolvendo temas de natureza migratória, fiscal, trabalhista, logísticos e culturais. 

“Os painéis foram escolhidos cuidadosamente, com foco no Rio de Janeiro como polo de investimento energético, bem como, de entretenimento, esporte e residência voluntária. Tudo, claro, coroado por um ambiente de compliance e alinhado com a regulamentação vigente, razão pela qual tradicionalmente contamos com diversas autoridades para opinar sobre os temas tratados”, finaliza Mitico.