<strong>Papai Noel distribui mais de mil livros em nova ação do “Viaje na Leitura”</strong><br><strong>nas estações do VLT</strong>

Ação promovida numa parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, editoras associadas e o VLT Carioca, faz parte das comemorações de fim de ano

Na manhã de hoje, dia 16/12, o bom velhinho deixará de lado o seu trenó e utilizará o VLT Carioca para distribuir mil novos livros aos passageiros, na segunda etapa do projeto “Viaje na Leitura”, uma iniciativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A ideia da ação, uma parceria com o VLT Carioca e editoras de livros, é presentear as pessoas como parte das comemorações pelas festas de fim de ano. Todos os livros — de diversos gêneros literários — foram doados pelas editoras Cândido, Ediouro, Gregory, Lamparina, Ler Editorial, Litteris Editora, Morro Branco, Morula, Panda Books, Synergia, The GiftBox e Valentina.
 

O projeto “Viaje na Leitura” tem como principal objetivo estimular o hábito de leitura entre os cariocas. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, realizada em parceria entre o Instituto Pró-Livro e o Itaú Cultural, 48% dos brasileiros com cinco anos de idade ou mais não são leitores. No dia da ação, um Papai Noel percorrerá os vagões do VLT distribuindo os livros para os passageiros. Exemplares também serão deixados nos assentos das composições para que os passageiros folheiem e levem para casa.
 

“É muito importante termos a conscientização de que o livro é fundamental para a difusão do conhecimento, da cultura e da educação de um país. A ação de hoje simboliza o presente que gostaríamos que todos recebessem: o acesso aos livros e o estímulo ao hábito da leitura. O “Viaje na Leitura” é um grande projeto nessa direção”, afirma o presidente do SNEL, Dante Cid.
 

O diretor executivo do VLT Carioca, Paulo Ferreira, também falou sobre a ação: “O VLT Carioca quer impactar positivamente a sociedade e trazer os livros para o interior dos trens permite uma experiência agradável. Mais do que ajudá-los a acessar locais de enriquecimento cultural, vamos novamente levar a cultura até os usuários. E desta vez contamos com a presença do Papai Noel do VLT, uma novidade que promete agradar adultos e crianças”.
 

Sobre o VLT
 

Um dos símbolos da mudança na dinâmica de mobilidade do Rio de Janeiro, o VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) é uma PPP (Parceria Público Privada) da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pela implantação, operação e manutenção do Veículo Leve sobre Trilhos no Centro e Região Portuária do Rio. O sistema faz a conexão com todos os meios de chegada ao Centro do Rio, atendendo aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos com a função de agilizar seu deslocamento na área central da cidade. O sistema se conecta a terminais de ônibus, metrô, trens e barcas, além do Porto do Rio, Aeroporto Santos Dumont e da Rodoviária Novo Rio.

O sistema conta com 3 linhas, totalizando 26 paradas e 3 estações em operação. Sem catracas, o VLT estabelece uma relação de confiança com o usuário ao incentivar o pagamento de forma espontânea no interior dos veículos. Sem catenárias, o sistema reafirma o compromisso do Rio com a preservação do cenário urbano e a inovação tecnológica, além de interligar a região portuária ao centro financeiro da cidade de uma forma mais rápida, segura e sustentável.

Sobre o SNEL
 

Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Siga o SNEL no Instagram: @sneloficial . Para mais informações, visite o site Link