Rio 50 graus: Cidade bate recorde de sensação térmica deste verão

Pelo terceiro dia consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro registrou a maior temperatura deste verão. Neste domingo (15/01), os termômetros do Sistema Alerta Rio, como sede no Centro de Operações Rio, registraram 40,3°C, às 15h30, na estação Irajá

Pelo terceiro dia consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro registrou a maior temperatura deste verão. Neste domingo (15/01), os termômetros do Sistema Alerta Rio, como sede no Centro de Operações Rio, registraram 40,3°C, às 15h30, na estação Irajá. Já a sensação térmica no município chegou a 54°C, às 13h30, também na região da Zona Norte.

Maiores temperaturas registradas nas estações do Alerta Rio neste verão:

40,3°C no dia 15/01
39,1°C no dia 14/01
38°C no dia 13/01

Maiores sensações térmicas registradas nas estações do Alerta Rio neste verão:

54°C no dia 15/01
51,1°C no dia 14/01
47,3°C no dia 12/01

O meteorologista do Sistema Alerta Rio, Anselmo Pontes, explica o que está deixando os dias mais quentes na cidade. “As altas temperaturas têm sido influenciadas pelo novo posicionamento do sistema de alta pressão. Isso faz com que tenhamos temperaturas altas, associadas à possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas ao fim do dia”.

E, para a noite deste domingo (15/01), devido ao calor e a disponibilidade de umidade, existe a possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas, podendo vir acompanhadas de raios na cidade do Rio.

Previsão para os próximos dias

Na segunda e terça-feira (16 e 17/01), a nebulosidade estará variada, com temperaturas elevadas e baixa possibilidade de pancadas de chuvas rápidas e isoladas no final da tarde na cidade. Máxima prevista de 40°C na segunda e terça-feira.

O Alerta Rio foi criado em 25 de setembro de 1996 e, desde então, emite boletins de alertas aos órgãos da Prefeitura do Rio envolvidos na mitigação dos danos causados por fortes chuvas. Através do Centro de Operações Rio, a população e a imprensa recebem, em tempo real, as previsões atualizadas quatro vezes ao dia. Além disso, o Alerta Rio conta com um radar meteorológico para acompanhar o surgimento e deslocamento de núcleos de chuva.

O cidadão pode conferir, em tempo real, todas as informações sobre as condições do tempo no perfil do Centro de Operações Rio no twitter @OperacoesRio e no aplicativo COR.Rio, versões iOS (bit.ly/appcor_ios) e Android (bit.ly/appcor_android)