Prefeitura do Rio passa a oferecer DIU hormonal em unidades de Atenção Primária

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) anunciou a compra de 5 mil unidades do DIU hormonal. O método contraceptivo está disponível para as mulheres nas 237 unidades de Atenção Primária na cidade. 

Leia mais: Rio amanhece em estado de mobilização com nova possibilidade de chuva nesta terça (24)

De acordo com a SMS, a iniciativa é uma das pioneiras ao disponibilizar este método contraceptivo pelo SUS. O DIU hormonal tem eficiência de 99,8%, percentual comparável à laqueadura tubária. O Ministério da Saúde oferece o DIU de cobre a todas as cidades brasileiras. A indicação do tipo de dispositivo a cada paciente caberá ao profissional de saúde.

A aquisição do DIU hormonal faz parte das estratégias para redução da mortalidade materna e planejamento familiar, sexual e reprodutivo da mulher em idade fértil. Além da prevenção a gestações indesejadas. O método deve ser utilizado sempre junto ao preservativo, único que previne infecções sexualmente transmissíveis.

A Prefeitura do Rio informou que 300 profissionais das clínicas da família e dos centros municipais de saúde, entre médicos e enfermeiros, estão treinados para implantar o DIU de cobre ou hormonal. A troca do dispositivo é recomendável a cada três ou até 10 anos, dependendo do modelo.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita