Bar que se apropriou irregularmente de terreno público é demolido no Rio

A Secretaria de Ordem Pública  (Seop) e a Subprefeitura de Jacarepaguá realizaram, na manhã desta terça-feira (24/1), uma operação de demolição de construção irregular na Avenida Engenheiro Souza Filho, em Rio das Pedras.

A Secretaria de Ordem Pública  (Seop) e a Subprefeitura de Jacarepaguá realizaram, na manhã desta terça-feira (24/1), uma operação de demolição de construção irregular na Avenida Engenheiro Souza Filho, em Rio das Pedras. No local, de aproximadamente 400 m², funcionava um bar com estrutura de madeira, além de duas tendas cobrindo mesas e cadeiras, tudo em área pública e sem nenhuma autorização da Prefeitura. Num terreno ao lado, o dono do bar se apropriou cercando um espaço de 2 mil m² que servia como estacionamento. Ligações clandestinas de água e energia foram encontradas. Foram apreendidos 15 freezers, 23 mesas de madeira, 95 cadeiras, 10 mesas de plástico e um baú.

– Essa é mais uma operação que a Secretaria de Ordem Pública faz pra mostrar que o espaço público precisa ser respeitado. Não vamos tolerar a privatização, a ocupação ilegal de espaços públicos, pricipalmente porque nesse espaço específico será construída uma praça. Então a gente vai continuar fazendo o trabalho de demolir construções irregulares, sejam em áreas públicas próximas de ruas ou em comunidades. Vamos continuar trabalhando pela ordem pública na cidade do Rio de Janeiro – afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

A subprefeita de Jacarepaguá Talita Galhardo, conferiu de perto a ação e destacou mais uma infração cometida pelo dono do comércio, o descarte de lixo que acontecia no rio localizado atrás do estabelecimento.

– Encontramos alimentos, óleo de cozinha, restos de material de obras e dejetos de dois banheiros sendo despejados nas águas e margem do rio, o que causa assoreamento e contribui com os alagamentos na região. Absurdos como estes não podem ser considerados como algo normal. Vamos continuar fiscalizando e coibindo as construções irregulares.

De acordo com a Subprefeitura de Jacarepaguá, em breve será construída uma praça nesse endereço. O projeto para a construção já foi aprovado pelo prefeito Eduardo Paes. Em março de 2022, a Prefeitura já havia feito uma outra demolição neste mesmo local, em que removeu quatro construções irregulares que eram usadas como estacionamento e depósito de materiais.

A ação desta terça-feira teve o apoio da Guarda Municipal, Comlurb, Secretaria de Conservação, Rioluz, Light e Polícia Militar