Isabel do Vôlei e mais treze profissionais serão homenageados no Rio de Janeiro

A concessão da Medalha Tiradentes, além de diplomas e moção de aplausos, será na próxima sexta-feira (27/01)

Quatorze profissionais que se destacaram em suas diferentes áreas serão homenageados na próxima sexta-feira (27/01) com moção de aplausos, diplomas e Medalhas Tiradentes, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Entre os agraciados está a ex-jogadora de vôlei e treinadora Maria Isabel Barroso Salgado Alencar, mais conhecida como Isabel do Vôlei, que faleceu em 16 de novembro do ano passado, além de jornalista, produtor cultural, engenheiros, gestores públicos e profissionais da segurança pública. A iniciativa é fruto de resolução do deputado estadual Max Lemos. A cerimônia de entrega acontecerá a partir das 10h no auditório do Edifício Lúcio Costa, na Rua da Ajuda, 5, 21° andar, Centro do Rio de Janeiro.

“Estou no fim de meu mandato de deputado estadual, em breve assumirei como deputado federal, mas não poderia deixar de homenagear estes profissionais que se dedicaram e se dedicam para o desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro, muitos dos quais tive o prazer de trabalhar ou ver de perto suas contribuições para levar melhorias e alegrias para a nossa população, como foi o caso da Isabel do vôlei, que deu ao Brasil, e principalmente ao Rio de Janeiro, onde nasceu e começou sua vida de atleta, as maiores alegrias, tanto como jogadora de vôlei quanto treinadora. Uma atleta que levou com orgulho o nome do Brasil para as disputas internacionais, e que sempre lutou para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Estas homenagens são não somente para destacar as ações destes profissionais, como também para incentivar novas contribuições para o nosso estado”, explicou Max Lemos.

Além da ex-atleta Isabel do Vôlei, que será homenageada com a Medalha Tiradentes e o respectivo diploma Post Mortem, receberão a maior honraria da Alerj o ex-secretário de Infraestrutura e Obras do Governo do Estado (SEINFRA) Rogério Lopes Brandi, o  jornalista e ex-subsecretário de Relações Institucionais da SEINFRA, Felipe de Oliveira Carvalho, o ex-subsecretário de Habitação da SEINFRA e atual subsecretário de Iluminação Pública da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, Allan Borges Nogueira, o advogado e ex-superintendente de Licitações e Contratos da SEINFRA, Gabriel Miranda Peçanha, o ex-subsecretário de Projetos e Obras da SEINFRA e atual presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Pedro Henrique de Oliveira Ramos, o ex-subsecretário de Projeto Especiais da SEINFRA, Luciano Luiz Moreira, além do secretário de estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Luiz Henrique Pires, o subsecretário de Estado Maior Operacional da PMERJ, coronel Rogério Quemento Lobasso, o chefe de gabinete da SEPM, Renan Gomes de Oliveira, e o capitão da PMERJ, Jade Reis de Oliveira.

Na solenidade também serão homenageados com Moção de Aplausos o empresário Alam Pereira da Silva e o produtor cultural e diretor do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, Leandro Santanna. O biomédico Raphael Rangel da Chagas receberá o prêmio Ana Nery, que homenageia os profissionais da Saúde.

Confira o perfil de cada homenageado:

Maria Isabel Barroso Salgado Alencar, mais conhecida como Isabel Salgado ou Isabel do Vôlei –  Se formou nas divisões de base do Flamengo, onde jogou desde 1973. Foi titular na equipe quando o clube conquistou a terceira colocação do Campeonato Brasileiro de Voleibol e mais dois títulos neste mesmo campeonato nos anos de 1978 e 1980. Em 1976 foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil. Era uma das representantes do Flamengo na Seleção Brasileira, que disputou duas edições de olimpíadas, a primeira nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e a outra nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984. Disputou campeonatos em mais de dez clubes brasileiros, atuando também em algumas temporadas no voleibol italiano e japonês. Esteve na Seleção Brasileira nos campeonatos sul-americanos (juvenil e adulto), pan-americanos e mundiais. Posteriormente passou a disputar torneios de vôlei de praia. Atuou como atleta do vôlei de praia e treinadora de vôlei, tendo exercido esta última função no Flamengo, nos anos de 1999 e 2000.

No vôlei de praia foi uma das pioneiras no torneio promovido pela FIVB em Almeria, Espanha, formando dupla com Jackie Silva, campeã mundial e medalha de ouro em Atlanta, em 1996. Anos mais tarde, fez dupla com Roseli Timm e conquistou a medalha de ouro no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia de 1994, realizado em Miami. Com Roseli, Isabel conquistou três medalhas de prata e duas de bronze até 1995. Por mais três anos, Isabel atuou com outras parceiras, encerrando a carreira em 1997. Isabel Salgado foi mãe de seis filhos, três dos quais foram bem-sucedidos jogadores de vôlei de praia, dos quais foi técnica, formou dupla e trabalhou na gestão e supervisão da carreira dos filhos esportistas. Isabel faleceu na manhã de 16 de novembro de 2022, aos 62 anos de idade, no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, por complicações da Síndrome Aguda Respiratória do Adulto (SARA).

Ator e produtor cultural Leandro Santanna – Atual gestor do Museu da História e da Cultura Afro- Brasileira (Muhcab), Leandro Santanna é formado em Gestão Pública, foi um dos articuladores da Rede Baixada Encena, e da Frente Teatro RJ, é membro da Coordenação Externa do Artes Cênicas em extensão – UNIRIO, ex-conselheiro estadual de Cultura, e ex-secretário municipal de Cultura de Queimados, onde criou o Festival de Teatro da Cidade. Foi presidente do Fórum de Gestores de Cultura da Baixada Fluminense. Ao assumir o Muhcab em fevereiro de 2021, Santanna deu um choque de gestão na casa, tirando do papel, inúmeros projetos engavetados, realizando obras de reparo emergencial, dando dinamismo à programação cultural da casa, criando a Associação de Amigos e abrindo processos para transformar o auditório do local em um teatro.

Gabriel de Miranda Peçanha – Advogado, Gabriel é pós-graduado em Gestão Pública e Direito Público, e foi 12 vezes congressista no Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. Foi superintendente de Licitações e Contratos da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio de Janeiro e membro do Comitê Técnico de Regulamentação da Nova Lei de Licitações e Contratos do Estado do Rio de Janeiro. É servidor na Prefeitura de Macaé e, entre outras funções que assumiu no município, é membro do Conselho Previdenciário – Macaeprev.

Luciano Luiz Moreira –  nasceu  em Nova Iguaçu  e  sempre teve destaque em sua atuação como gestor na administração pública de forma direta ou indireta no estado  do Rio  de Janeiro. Foi vereador por dois mandatos no município de Queimados. Advogado com  intensa vivência no setor público, foi subsecretário de Projetos Especiais na Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio de Janeiro, prestou excelentes serviços e teve uma atuação de destaque na força tarefa montada pelo Governo do Estado por ocasião da  catástrofe ocorrida no fim de tarde e noite do dia 15 de fevereiro de 2022 em Petrópolis. 

Felipe de Oliveira Carvalho – Nascido e criado em Queimados, na Baixada Fluminense, Felipe de Oliveira Carvalho é professor por formação. É graduado em jornalismo, tendo MBA em Comunicação e Marketing e também em Administração Pública. Possui uma vasta carreira profissional, sendo premiado entre os melhores jornalistas da Baixada Fluminense pela série “Japeri 0.5” publicada no Jornal O Dia, veículo em que atuou como repórter e colunista. Foi subsecretário de Comunicação na Prefeitura de Queimados, Assessor de Comunicação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e também atuou como repórter nas rádios Continental e Novos Rumos e Operador de Imprensa na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Recentemente foi subsecretário de Comunicação e Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, onde participou de uma verdadeira revolução na Infraestrutura do Rio de Janeiro que trouxe um grande balanço das obras e dos investimentos que estão transformando o estado do Rio.

Pedro Henrique de Oliveira Ramos – Engenheiro Civil,. Antes disso, foi auxiliar técnico de Engenharia na obra do Museu de Artes do Rio e na canalização dos rios Abel e Camarim, ambos em Queimados. Foi secretário municipal de Obras na Prefeitura de Queimados, Diretor de Assentamentos e Projetos no Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ) e subsecretário de Projetos e Obras da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (SEINFRA). Atualmente é presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). 

Coronel PM Renan Gomes de Oliveira – atual chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM). Foi chefe da Seção de Promoções da PMERJ, subchefe da Assessoria Técnica da Subsecretaria Militar da Casa Civil (SSMCC), onde também foi diretor de Pessoal, superintendente de Inteligência e assessor de Informática e subsecretário Adjunto. Também foi secretário executivo do Gabinete e Gestão do município de Duque de Caxias, Chefe do Gabinete do Comando Geral da PMERJ e superintendente de Gestão do Corpo Funcional.

Coronel PM Rogério Quemento Lobasso – atual subsecretário de Estado Maior Operacional da PMERJ, foi comandante do Corpo de Alunos da Academia e Polícia Militar D João VI (APM), assistente jurídico da Secretaria de Segurança Pública (SESEG), subcoordenador de Comunicações Críticas – SESEG (CCriUSESEG),  coordenador de Monitoramento – SESEG (SESEG), chefe do Estado-Maior do Comando de Policiamento Especializado (CPE), comandante do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), comandante do Quarto Batalhão de Polícia Militar (40 BPM), comandante do Vigésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar (230BPM) e comandante da Academia de Polícia Militar D João VI (APM).

Coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires – Atual secretário de estado e comandante geral da Polícia Militar, foi subsecretário de Operações da Secretaria Municipal de Ordem Pública do Município do RJ, diretor de Segurança da Intervenção do Município do RJ no Sistema de Transporte Público –  BRT, chefe do Estado Maior Geral/PMERJ no período da Intervenção Federal, subchefe Operacional do EMG (Responsável pela elaboração do planejamento e coordenação das ações da PMERJ nas Olimpíadas/16 no RJ), comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (1º CPA), comandante do 5º BPM, subsecretário Operacional da Secretaria Municipal de Ordem Pública do Município de Niterói, Assessor Especial do Subsecretário de Fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes do Município do Rio de Janeiro, subdiretor Administrativo da Odontoclínica Central da Policia Militar –OCPM, subcomandante da APM D. João VI, chefe da 3ª Seção do Estado Maior Geral da Policia Militar e responsável pela elaboração do planejamento da PMERJ por ocasião dos Jogos Pan Americanos e Para-Panamericanos no ano de 2007.

Allan Borges Nogueira – Atualmente subsecretário de Iluminação Pública da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades, foi subsecretário de Habitação na Secretaria de Infraestrutura e Obras onde, ao lado de Max Lemos, foi um dos idealizadores do Programa Casa da Gente e do Projeto Na régua – arquitetura acessível, moradia digna. Coordenou o primeiro censo de inadequação habitacional em favelas da região metropolitana já feito no país. Antes disso, ainda no governo do estado, foi coordenador geral do Detran e conselheiro fiscal e Administrativo na Companhia Estadual de Habitação (CEHAB). Na prefeitura do Rio de Janeiro foi subsecretário de Transporte, superintendente regional, coordenador geral de Atenção Primária de Saúde e, coordenador de Projetos Especiais na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Também exerceu o cargo de superintendente na Prefeitura de Nova Iguaçu. Está doutorando em direito da cidade pela UERJ, e é mestre em bens culturais e projetos sociais pela FGV.

Rogério Lopes Brandi –  É experiente executivo público no gerenciamento logístico e de pessoal, bem como, o de processos e contratos na administração pública, com histórico de liderança em equipes de alto desempenho voltadas a atingir e superar metas. Dedicado e esforçado, com determinação em entregar excelência. Agregador de times táticos, com experiência em treinamento e desenvolvimento de equipes. Foi secretário de Infraestrutura e Obras do Governo do Estado (SEINFRA). Antes disso, foi subsecretário de Logística nesta mesma secretaria. Também foi assessor de Conselheiro na Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (AGENERSA), e secretário de Serviço Público na Prefeitura Municipal de Queimados.

Alam Pereira da Silva – Diretor do Centro de Imagem de Maricá (CIM), Alam Pereira receberá Moção de Aplausos pelos excelentes serviços prestados ao estado do Rio de Janeiro, em especial frente no combate à Covid-19, atendendo na rede SUS do município de Maricá na realização de tomografia computadorizada, desde 2020, em caráter emergencial. O CIM foi referência no município no atendimento em tomografia com laudo de 2 horas no período da Covid, ajudando a salvar muitas vidas com laudos rápidos e precisos. 

Raphael Rangel das Chagas – Bacharel em Biomedicina pela Universidade Castelo Branco, Pós graduado em Hematologia pela Universidade Cândido Mendes, MBA em Liderança, Inovação e Gestão 4.0 pela PUC-RS e Mestre em Ciências Biomédicas pelo programa de Biomedicina Translacional (Unigranrio, Inmetro,UEZO), atuando na área de Virologia com foco em epidemiologia e diagnóstico clínico/laboratorial. Atualmente é Doutorando em ciências Biomédicas trabalhando com modelagem matemática com foco na pandemia de COVID19 e coordenador do curso de Biomedicina e membro do comitê de Ética e Pesquisa do Centro Universitário IBMR, Revisor do periódico SaBios (qualis B2) e ocupa o cargo de Subdelegado do Conselho Regional de Biomedicina 1 Região. Possui projetos na área de divulgação científica em especial o quadro “Explica, Doutor?” que é exibido semanalmente pela RecordTV Rio e também o PodCast Mundo Ciência também produzido e divulgado pela RecordTv Rio. Além de contribuir com entrevistas e comentários sobre Ciência e Saúde em outras mídias impressas, televisivas e digitais como Folha de São Paulo, CNN, GloboNews e Uol.

Capitão PM Jade Reis de Oliveira – Foi coordenador do programa Segurança Presente em Nova Iguaçu e ganhou notoriedade no cenário fluminense após comandar o Segurança Presente de Austin, onde conseguiu reduzir os índices de violência em 80%. Formado em direito, é bacharel em segurança pública e pós-graduado em ciências jurídicas. Iniciou a vida pública aos 18 anos quando foi aprovado no concurso da Polícia Militar. Em 2006 ingressou como cadete na Escola de Oficiais da Polícia Militar. Durante 16 anos como oficial da polícia militar passou por diversos batalhões. Em 2022 foi candidato a deputado estadual