Cidade Integrada oferece serviços e atividades gratuitas a moradores do Jacarezinho e Manguinhos

População resolveu problemas de documentação, se inscreveu para vagas de emprego e participou de atividades esportivas

O programa Cidade Integrada ofereceu diversos serviços para a população das comunidades do Jacarezinho e Manguinhos nesta sexta-feira (27/01). Os moradores tiveram acesso gratuito ao atendimento de vários órgãos do Governo do Estado. Foram oferecidos a retirada de documentos, balcão de empregos, atividades esportivas, atendimento de saúde, atividades culturais, além de orientações de promoção da cidadania e da garantia de direitos de proteção às mulheres vítimas de violência.

– O Governo do Estado está mobilizado para atender as necessidades dos moradores. O que ocorreu hoje nessas comunidades foi mais uma ação de cidadania. Este é o propósito do Cidade Integrada: fazer com que os serviços públicos cheguem aos moradores das comunidades – ressaltou o governador Cláudio Castro.

Em Manguinhos, na Zona Norte do Rio, as atividades foram concentradas no Complexo Esportivo do Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila. Moradora do Arará, a dona de casa Renata Nascimento, de 36 anos, aproveitou a oportunidade para tirar a identidade dela e dos três filhos: Fernanda, de 8 anos, Matheus, 9, e Kaio, 12. As crianças se divertiram durante a ação social, que contou com uma área de desenhos e pinturas.

– Foi uma ótima oportunidade para tirar a minha segunda via da identidade, que estava muito velhinha, e fazer o RG dos meus filhos. Também vou fazer a matrícula deles na natação do colégio. Vai ser muito bom para os três – comemorou Renata.

Coordenador Executivo do Cidade Integrada, Allan Borges disse que os serviços e atividades oferecidos são muito requisitados pelos moradores das comunidades.

– A ação de hoje mostra que o programa oferece ações e projetos capazes de integrar promoção social, diversidade e direitos, desenvolvimento urbano e social e cidadania. Uma das principais funções do Cidade Integrada é ofertar serviços que atendam às necessidades da população – explicou Allan.

Atividades para todas as idades

Andreza Santos de Andrade, de 39 anos, soube da ação pelas redes sociais. Moradora do bairro Riachuelo, ela foi até ao local em busca de emprego. A professora, que mora com a mãe e o irmão, contou que precisa colaborar com o orçamento da família.

– Busco a minha recolocação no mercado de trabalho. Além de professora, tenho experiência como assistente administrativo. Trabalho é uma necessidade de todos – comentou Andreza.

Animada com o aulão de hidroginástica, Gilda da Conceição Ribeiro, de 67 anos, passou a praticar o exercício físico depois de sofrer um câncer, em 2015. Ela se tornou aluna assídua da atividade, que passou a ser oferecida no Colégio Estadual Luiz Carlos da Vila com a chegada do Cidade Integrada.

– Eu amo participar das atividades da hidroginástica. Me faz muito bem – comemorou Gilda.

A Secretaria Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável também realizou nesta sexta um aulão de ginástica para todas as idades no CRJ Jacarezinho, e a Firjan ofereceu um balcão de cursos de qualificação aos moradores. Houve ainda isenção de documentação, exibição de filmes para a criançada no Cine Jacarezinho e orientações de direitos de proteção às mulheres vítimas de violência