Palácio Tiradentes abrigará Centro Cultura sobre Memória Política

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lança, na próxima terça-feira (31/01), às 14h30, a pedra fundamental virtual da Casa da Democracia, centro cultural que futuramente vai ocupar prédio histórico do Palácio Tiradentes.

Durante a cerimônia, que vai contar com a presença do presidente Parlamento fluminense, André Ceciliano (PT), será divulgado o livro “Democracia em foco”, editado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A Curadoria do Palácio vai apresentar o conceito e a tecnologia imersiva das exposições do novo centro de memória, que vão permitir ao público ampliar o conhecimento dos desafios e a trajetória de luta pela preservação da democracia no país. O projeto virtual foi desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Já o conteúdo teve o apoio da FGV a partir do seminário que deu origem ao livro.

“A transformação do Palácio Tiradentes na Casa da Democracia é uma ação importante para que se preserve o patrimônio do nosso estado e se garanta o acesso da população às principais fontes de conhecimento guardadas na memória nacional”, explicou a superintendente de Curadoria do Palácio Tiradentes, Maria Lúcia Horta Jardim.

Com a mudança das atividades parlamentares para a nova sede, na Rua da Ajuda, o edifício histórico foi revitalizado pela Oficina-Escola de Conservação e Restauro, que capacitou servidores para esse trabalho de manutenção do patrimônio. O projeto também conta com as parcerias da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Moreira Salles (IMS) e do Instituto Pretos Novos (IPN).

SERVIÇO:

Lançamento da pedra fundamental da Casa da Democracia e do livro “Democracia em foco”

Data: terça-feira (31/01), às 14h30

Local: Palácio Tiradentes, Av. Primeiro de Março, s/nº – Centro