Festival dos Estudantes toma os Arcos da Lapa e a Fundição Progresso de quinta até domingo

Da próxima quinta-feira (2) até domingo (5), a praça dos Arcos da Lapa e a Fundição Progresso, no centro do Rio de Janeiro, vão sediar o Festival dos Estudantes, com a 13ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), com programação gratuita.

O festival é composto por uma vasta programação e por mostras de produções de estudantes em oito áreas: artes do corpo, artes visuais, audiovisual, fotografia, literatura, música, jogos digitais e mostra científica. Além da mostra selecionada, ocorrem debates e exibições de filmes pela Mostra Convidada.

Essa edição é regida pelo tema Um Rio Chamado Brasil – Afluentes da Reconstrução  e contará com atrações e mostras que representam a diversidade cultural brasileira,  a ancestralidade, fé e territórios. O Festival é um importante espaço de difusão e formulação da arte produzida por estudantes de todo país, refletindo a conjuntura artística, cultural e política da atualidade.

Ao longo de mais de 20 anos, o festival já esteve outras vezes no Rio de Janeiro, além de São Paulo, Recife e Olinda, e contou com a presença de personalidades como Leci Brandão, Alceu Valença, Zé Celso, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Antônio Pitanga, Erik Rocha, Elza Soares, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitos outros personagens da cultura brasileira e latino-americana.

A abertura do evento terá a presença do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e  do secretário Salvino Oliveira, que irá participar também de um debate sobre juventudes com o presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão. A 13ª Bienal da UNE também contará com a presença das ministras da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; da Cultura, Margareth Menezes; da Igualdade Racial, Anielle Franco; e do Meio Ambiente, Marina Silva.

Confira a programação

Quinta-feira (2)

Louvação a Yemanjá, com pedido de licença à rainha do mar com Afoxé Filhas De Gandhi, no Espaço Cuca – Fundição Progresso.

Manifesto pela terra

A abertura da Bienal é um grande Manifesto Pela Terra, com os homenageados Boi Garantido e Boi Caprichoso, diretamente do festival de Parintins, Gaby Amarantos e Forró Tribo de Gonzaga.

Sexta-feira (3)

O palco recebe o Manifesto Pelas Cotas e os shows de Kaê Guajajara e BayanaSystem. 

Primeiro dia de mostra selecionada estudantil de Música.

Sábado (4)

Manifesto pela democracia, liberdade e paz

Apresentações de estudantes e artistas no palco dos Arcos da Lapa.

Shows de Luiz Lins, DurangoKid, Renan da Penha e mais estudantes selecionados.

Domingo (5)

A Bienal toma as ruas da Lapa. Apresentação da Estação Primeira de Mangueira, os blocos Céu na Terra e Orquestra Voadora e Samba Pra Elas.

Edição: Eduardo Miranda