MetrôRio abre posto temporário de gratuidade para estudantes na estação Carioca/Centro

Novo espaço fica localizado no mezanino, próximo ao Acesso B (Avenida Chile)

A partir da próxima segunda-feira (06/02), um novo posto de gratuidade do MetrôRio funcionará temporariamente na estação Carioca/Centro para atender exclusivamente aos estudantes. O espaço ficará no mezanino, próximo ao Acesso B (Avenida Chile), e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.  

O objetivo da concessionária é reforçar a assistência aos alunos neste período de volta às aulas. O atendimento será realizado mediante a distribuição de senhas, que acontecerá até as 17h ou até esgotar a quantidade oferecida por dia. 

Para receber o cartão de gratuidade, os estudantes devem comparecer diretamente ao posto da estação Carioca uniformizado e apresentar os seguintes documentos: declaração escolar original do ano letivo vigente, certidão de nascimento original ou carteira de identidade original, CPF e comprovante de residência original e atualizado.   

Já os alunos menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis legais, que deverão apresentar, além da documentação solicitada, suas identidades e CPFs originais. Para representantes legais, em caso de avós, é necessário também a certidão de nascimento da criança; e em caso de tutela, a documentação mencionando a guarda.  

O MetrôRio ressalta que os estudantes devem constar, previamente, nas bases de dados fornecidas pelas secretarias de Educação (estadual e municipal) e instituições federais. Quem não tiver o nome na listagem deve procurar a sua unidade de ensino.  

Desbloqueio de cartões de estudantes  

O desbloqueio para alunos que já possuem o cartão de gratuidade é realizado via sistema, a partir do recebimento da base de dados pelo MetrôRio. Com isso, basta o estudante encostar o bilhete em um terminal de consulta de qualquer estação para efetuar a revalidação.   

SERVIÇO  

Novo Posto de Gratuidade para estudantes na estação Carioca/Centro  

Data: a partir da próxima segunda-feira (06/02) 

Local: mezanino da estação, próximo ao Acesso B (Avenida Chile)  

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados