Bloco do Heitor estreia no sábado de carnaval no Rio de Janeiro

Alunos, ex-alunos e professores da Escola de Música Villa-Lobos/FUNARJ promovem o primeiro bloco da instituição, com 70 anos de existência, homenageando história musical presente na Rua da Carioca e suas adjacências.

Em estreia no carnaval do Rio de Janeiro 2023, no sábado (18), o bloco do Heitor, formado por alunos, ex-alunos e professores da Escola de Música Villa-Lobos — vinculada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) — tem concentração marcada para às 11h, na Praça XV, ao lado do Paço Imperial, de onde sairá às 12h em desfile pela Rua da Assembleia, até a Praça Tiradentes.

No repertório, sucessos clássicos do maxixe, marchinhas e samba de Lamartine Babo, Chiquinha Gonzaga, Joubert de Carvalho, Braguinha, entre outros. Com 200 integrantes, a festa fica no comando do Mestre Riko e das alunas percussionistas que também tocam no ‘Fina Batucada’, além de artistas convidados e ex-alunos da instituição.

Bloco do Heitor Villa Lobos
Bloco do Heitor Villa Lobos

O hino traz a história do berço musical do país presente na Rua da Carioca e adjacências, cujas origens remontam ao surgimento das primeiras casas de espetáculos do Brasil, ainda no início do século XIX.

A Rua da Carioca, situada no Centro do Rio de Janeiro — começa no encontro das ruas da Assembleia e Uruguaiana e segue até a Praça Tiradentes —, também é marcada pelas lojas de instrumentos musicais e restaurantes, como o Bar Luiz ao Zicartola, onde Paulinho da Viola iniciou sua carreira em 1963, e do Cinema Iris.

Para o diretor da escola, José Maria Braga, a existência do bloco em um local de resistência da produção cultural da cidade marca a retomada da revitalização do Centro do Rio. “O bloco nasceu da demanda dos próprios alunos em participar mais ativamente do espaço público. Estivemos em momentos de abandono das ruas tradicionais do Centro e da desvalorização das instituições do Rio antigo. Por isso, a ideia de homenagear a Rua da Carioca, uma via que teve metade de seus imóveis — que pertenciam a uma ordem religiosa —vendidos para um Banco de Investimentos, e, depois, afetada pelo o isolamento social, ocasionado pela pandemia do coronavírus, é reconhecer sua importância histórica”, conta.

Será o primeiro bloco feito com os alunos e ex-alunos da escola. A bateria reúne 250 integrantes mulheres.

Bloco do Heitor Villa Lobos
Bloco do Heitor Villa Lobos

“A diversidade e a inclusão são características da percussão feminina da escola. Tocar com as mulheres é ótimo. Elas são mais organizadas e unidas. Tem uma alegria especial. Eu tenho muitos nomes de peso, como a Thalita Santos, que comanda o tamborim da Vila Isabel. Laís Viana, a mestre de bateria do bloco Bafo da Onça. E Marina Lion, que muito bem toca surdo e caixa”, conta mestre Riko.

A camisa do bloco é assinada pelo artista plástico Dalton Romão e traz o rosto do maestro desfocado, acompanhado do seu clássico charuto. O valor é de R$ 60.

Bloco do Heitor

Dia 18 de fevereiro

  • Descrição: bloco formado por alunos, ex-alunos e professores da Escola Villa-Lobos/FUNARJ.
  • Local: Praça Quinze – Paço Imperial – caminha até a Rua da Assembleia e encerra na Praça Tiradentes.
  • Concentração: 11h
  • Início: 12h