Carnaval na Sapucaí, no Rio de Janeiro, é recordista mundial do Guinness em reciclagem de latas de alumínio

No total, quase 10 toneladas de latas foram coletadas durante todo o Carnaval por meio do programa Cada Lata Conta, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas)

O Carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro acaba de entrar para o livro dos recordes, o Guinness, como o evento com a maior reciclagem de latas de alumínio do mundo. Durante todo o evento foram coletadas quase 10 toneladas de latinhas de alumínio. A coleta foi feita entre os dias 17 e 20 e 25 de fevereiro, no maior Carnaval do mundo, que se insere agora no contexto mundial como referência em evento sustentável.

Coordenado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o Cada Lata Conta contou com estrutura profissional montada no Sambódromo para coletar, separar e destinar as latinhas para a reciclagem. Toda ação foi realizada em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa); o Sesc RJ — detentor oficial do título –, com o projeto Recicla Sapucaí, que contou com o apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS); e as redes cariocas de cooperativas de catadores de materiais recicláveis Recicla Rio, Movimento e Febracom.

O projeto contou com mais de 120 pessoas, sendo que mais de 100 catadores, que, além da coleta das embalagens, atuaram como verdadeiros agentes ambientais conscientizando um número cada vez maior de foliões sobre a importância da reciclagem, da escolha pela latinha na hora da diversão.

“O Rio de Janeiro já era conhecido pela sua beleza, pelo seu samba, pelo seu Carnaval. Agora entra no mapa mundial pelo seu legado na reciclagem. Contamos com o importante trabalho dos catadores mais uma vez como verdadeiros agentes ambientais. Ter o reconhecimento do Guinness nos mostra que estamos no caminho certo, mostrando para o mundo que é possível um evento desta magnitude ser sustentável”, explica o presidente executivo da Abralatas, Cátilo Cândido.

Reciclagem

Há mais de 15 anos o Brasil mantém uma média de reciclagem de 95% das latas de alumínio, tendo alcançado o recorde de 98,7% e mais de 30 bilhões de unidades recicladas em 2021. O Brasil é o 3º maior produtor mundial de latinhas, com fábricas instaladas em todas as regiões. Um setor preparado para expandir e atender as exigências do consumidor moderno e consciente, que valoriza produtos e embalagens sustentáveis.

Cada Lata Conta

Every Can Counts, ou Cada Lata Conta no Brasil, é um programa internacional de conscientização ambiental e promoção da reciclagem da lata de alumínio para bebidas, que está presente em 19 países da Europa há 12 anos. No Brasil, foi lançado em 2021 e está sob a coordenação da Abralatas.

Para mais informações, acesse o site do Cada Lata Conta